Juazeiro do Norte (CE): Saúde qualifica no combate às drogas

Ampliar o conhecimento de como atuar com dependentes de álcool, drogas e especificamente o crack, que tem sido um dos grandes problemas enfrentados pelos profissionais da atenção básica nas comunidades, mesmo das pequenas cidades do interior do Estado. Com essa finalidade, está sendo realizado, neste município, o projeto de Ação de Qualificação da Rede de Atenção Integral em Álcool e Outras Drogas/Crack, com mais de 300 profissionais, até o próximo dia 15.

As oficinas inserem profissionais da área de saúde, assistentes sociais e agentes comunitários, e a própria família de usuários, que passa também pela capacitação, por meio da troca de diálogo com os técnicos. Durante esta semana, estão sendo capacitados os médicos do Programa de Saúde da Família (PSF), que atuam em todas as comunidades. São 40 horas para cada oficina.

O projeto é executado, com aulas ministradas no Verdes Vales Lazer Hotel, por meio de parceria entre a Fundação de Desenvolvimento Tecnológico do Cariri (Fundetec), Universidade Regional do Cariri (Urca) e a Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, com apoio do Ministério da Saúde e Estado.

"É de fundamental importância estarmos discutindo questões relacionadas a um dos temas de grande interesse da comunidade", diz o enfermeiro especialista em Saúde Mental, Leonardo Araújo Sampaio, um dos professores da equipe. A iniciativa dos órgãos públicos, conforme ele, se dá em função da problemática epidemiológica que tem sido causada por drogas e álcool. Ele destaca as cidades de Crato e Juazeiro, além de outras circunvizinhas que vivenciam esse processo difícil. "Muito mais do que se assustar, precisamos enfrentar essa situação. Essa é a hora", alerta. Esta semana está sendo capacitada a segunda turma de profissionais, na formação e atualização.

A oficina especial para os parentes dos usuários, tem o objetivo de formar familiares multiplicadores dos temas abordados. A qualificação integral convocou os profissionais de toda a Rede de Atenção Integral, como médicos do PSF, Núcleo de Assistência à Saúde da Família (Nasf), profissionais dos hospitais gerais, agentes comunitários de saúde e redutores de danos, agentes sociais e profissionais dos consultórios, das redes do Sistema Único de Saúde (SUS) e Sistema Único de Assistência Social (Suas).

A terapeuta ocupacional, Mária Úrsula Menezes, coordenadora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Juazeiro, afirma que esse trabalho de qualificação contará com cinco oficinas. Na próxima semana, as aulas serão ministradas com profissionais dos hospitais. Nos dias 7 e 8, estarão voltadas para as famílias dos usuários. "Um olhar diferenciado de como lidar com essa realidade será repassado para as famílias", diz ela.

Segundo a coordenadora, a capacitação vai trabalhar a responsabilidade de rede, por meio da atenção básica, com o monitoramento dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Márcia avalia uma melhoria na atuação dos profissionais, junto com uma estrutura que tem sido ampliada, a exemplo do Caps AD 24 horas, que deve começar a funcionar ainda este ano em Juazeiro.

Alunos do curso destacam a ação como uma forma de desmistificar uma realidade do mundo das drogas, fazendo com que o profissional passe a atuar em campo sem preconceitos de encarar o mundo dos usuários. "É uma situação que tem piorado muito e há uma grande necessidade de fortalecer o processo de enfrentamento", diz ela.

Para o médico Evandro Amin Sardenber, a capacitação é fundamental a ser dado nesse universo gigantesco do combate às drogas e os efeitos devastadores no organismo. "O Cariri se destaca nesta formação".

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis