Chuvas iniciam pré-estação em municípios do Cariri

Dezembro chegou com chuva para a região sul do Estado. Os primeiros dias do último mês do ano choveu, mesmo que pouco, na maior parte dos municípios da região, reacendendo a esperança dos agricultores.

São as chamadas chuvas da pré-estação, que deverão continuar nas próximas 24 horas, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e poderão se estender por vários dias. O registro de maior precipitação aconteceu na cidade de Crato, com cerca de 20 milímetros no sopé da serra. Em algumas áreas, como no bairro Grangeiro, houve registro em pluviômetros particulares de até 50mm.

Tradição
Os agricultores da região seguem a tradição de preparar as terras a partir das primeiras chuvas. Mas ainda não há previsão de inverno, conforme a Funceme. Para os agricultores, mesmo com as perspectivas de mais um ano de seca, há a esperança de que em 2013 haja pelo menos um inverno razoável, para compensar o anterior de perda total. Em Salitre, um dos municípios mais secos da região, com comunidades penalizadas pela falta de água até para o consumo humano, houve registros de pouca chuva no final de semana, mas o suficiente para dar novo ânimo aos pequenos produtores.

Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Luzinete Andrade dos Santos, alguns agricultores já até começaram a arar suas terras para o plantio da mandioca. A perda na agricultura neste ano chegou a ser total para o milho e o feijão. A cultura da mandioca, uma das mais tradicionais, que coloca o município como um dos maiores produtores da região sul do Estado, foi bastante prejudicada. Ela afirma que as primeiras chuvas têm sido localizadas, sem precipitação em todas as comunidades locais.

De acordo com a presidente do sindicato, alguns produtores tiveram perda de rebanho bovino, e para os prejuízos não serem maiores tiveram que comercializar os animais. "Estamos com a esperança de que haja um bom inverno, mas a expectativa para o semiárido exige cuidado e essa é a nossa grande preocupação", diz. Comunidades quilombolas de Salitre, algumas delas mais distantes da cidade, estão prejudicadas com a falta de abastecimento. Em Lagoa dos Crioulos, por exemplo, há poucas cisternas para quantidade de famílias que moram no local. São apenas 30 para mais de 170.

Já no Crato, o secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Hildo Silva, afirma que as chuvas no começo de dezembro sempre são animadoras. Ano passado, as primeiras da pré-estação começaram a ser registradas no mês de outubro e novembro. Em dezembro de 2011, passou a chover apenas depois da primeira quinzena. "Eram chuvas isoladas e muito pouco para dar a esperança de um bom inverno, como realmente não aconteceu, dando perda total", afirma. O meteorologista da Funceme, Leandro Valente, afirma que ainda não há uma perspectiva relacionada à quadra chuvosa. Nos últimos dias, as chuvas da pré-estação começaram a ocorrer principalmente no sul do Estado.

Normalidade
"Não temos como definir se teremos um inverno dentro do normal, acima ou abaixo da média", avalia. As precipitações registradas nos últimos dias, segundo o técnico, são provenientes de um sistema que estava entrando na costa do Nordeste. Conforme o meteorologista, são vórtices ciclônicos que ficam nas camadas mais altas do sistema.

Outra grande alegria para os caririenses foi a diminuição das altas temperaturas e a baixa umidade do ar na região. De acordo com o secretário José Hildo, a esperança renasce também para o agricultor cratense, que começa a plantar os primeiros pés de feijão e milho, mesmo sabendo dos riscos de perda. Para os produtores, o começo de dezembro com chuva marca um bom sinal. "O povo fica contente, porque esse ano fomos muito penalizados com essa estiagem", diz a presidente do sindicato em Salitre. No Crato, praticamente todos os mais de 1.600 agricultores beneficiados com o Programa Garantia Safra já receberam as parcelas referentes ao seguro. Mas muitas pessoas ficaram de fora este ano. Agora resta a previsão para os pequenos produtores de quando serão distribuídas as sementes selecionados do Governo do Estado.

Mais informações
Funceme
Telefone: (85) 3101.1117

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Crato
Telefone (88) 3523.3809

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis