Esporte: Confira a retrospectiva dos times cearenses em 2012

O ano de 2012 trouxe bons motivos para os times cearenses do Cariri comemorarem. Após o encerramento da participação dos times cearenses, Icasa e Guarani de Juazeiro foram os que chegaram mais longe em suas respectivas competições. O primeiro chegou às finais da Série C do Campeonato Brasileiro e o segundo levou o título da Taça Fares Lopes, conquistando a inédita vaga para a Copa do Brasil em 2013.

A decepção ficou com os times da capital. Enquanto o Ceará decepcionou na Segundona, o Fortaleza fez uma excelente campanha na Terceira Divisão, mas quando precisou vencer, não conseguiu segurar o resultado contra o Oeste-SP e foi eliminado na partida que decidiria o acesso para a Série B em 2013.

O Icasa foi o último dos cearenses a disputar uma partida oficial. Neste sábado (1°), o Verdão do Cariri perdeu para o Oeste por 2 a 0 e terminou como vice-campeão da Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro. O time veio de uma campanha desacreditada e muitos chegaram a pensar no rebaixamento. No entanto, o Verdão do Cariri começou uma arrancada e chegou às finais da competição. Não foi campeão mas conseguiu o acesso à Série B, comemorado como um título pelos jogadores do Cariri.

Já o Guarani de Juazeiro goleou o Horizonte por 4 a 0 na final da Fares Lopes e levou o título. Os gols do Leão do Mercado vieram dos pés de Lamar, Niel, Júnior Juazeiro e Guídio. O primeiro jogo da final realizado no estádio Domingão, terminou empatado em 1 a 1. O Guaraju precisava apenas do empate sem gols, mas assegurou a vitória com uma bela goleada. O resultado também garantiu a participação do Guarani na Copa do Brasil em 2013.

O Guarany de Sobral foi rebaixado para a Série D após derrota para o Cuiabá, no Estádio Presidente Dutra. O Cacique do Vale precisava vencer para permanecer na Terceirona, mas perdeu por 2 a 1. O Guarany começou na frente, com gol de Wanderley. Os gols do Cuiabá foram marcados por Fernando e Leandro Cearense. Com o resultado, a 4ª Divisão do Brasileiro será o destino do Guarasol no ano que vem.

Fortaleza e Ceará decepcionaram em seus campeonatos. Na Série C, o Leão do Pici fez uma campanha impecável até o último jogo, contra o Oeste-SP. Se vencesse, o tricolor garantiria o acesso à Série B. No entanto, o time do Pici perdeu o segundo jogo por 3 a 1 e foi eliminado.

Já o Ceará, que começou o ano como um dos favoritos para o retorno à Série A em 2013, não conseguiu engrenar no final do campeonato e amargou um péssimo final de Série B. O Alvinegro não venceu os últimos nove jogos, conquistando apenas dois pontos, dos 27 disputados. Ao final do campeonato, o time de Porangabuçu apenas cumpria tabela.

O Horizonte, por sua vez, não teve uma boa campanha na Série D do Campeonato Brasileiro. Para seguir na competição, o Galo do Tabuleiro precisava de uma vitória sobre o Ypiranga e de um empate entre Petrolina e Campinense. O time cearense até venceu o seu jogo, mas o Petrolina estragou os planos do Horizonte, vencendo por 3 a 1 e eliminando mais um cearense das competições nacionais.

Fonte: Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis