Cariri intensifica setor turístico com novos guias

A estruturação do setor turístico na região do Cariri assume novos contornos, com a criação de entidades voltadas para possibilitar o melhor desenvolvimento de profissionais da área. A primeira turma em nível técnico para atuar tanto na região, como em nível nacional e na América do Sul, concluiu, no primeiro semestre deste ano, o curso de guias. Agora, acaba de criar a Associação dos Guias de Turismo do Cariri Cearense (Agturc), entidade que possibilitará aos novos profissionais a melhor organização, para atuarem no mercado.

O potencial turístico da região tem se desenvolvido a cada ano, conforme os técnicos da área, com foco principalmente no turismo religioso, científico e de negócios.

Em outubro deste ano, o Museu de Paleontologia de Santana do Cariri recebeu o visitante de número 300 mil, comprovando o potencial na área do turismo científico. A cada ano são em média 25 mil registros de visitações, com mais de 2.500 a cada mês. Depois da reforma e ampliação, segundo a coordenadora do equipamento, Paula Correia, esse número teve um aumento considerável.

Em 2013, o museu fará 25 anos, e é o principal agente indutor do turismo na cidade, destacando também o turismo religioso, em torno da menina Benigna Cardoso, e também no Pontal da Santa Cruz, numa das áreas mais alta da região.

Mas o recorde relacionado ao número de visitantes está mesmo em Juazeiro do Norte. Segundo a Secretaria de Turismo e Romaria local, a cada ano a cidade recebe em torno de 2 milhões de visitantes, principalmente, no tocante ao turismo religioso. Em torno desse potencial em diversas cidades da região, veio a discussão de uma melhor qualificação do setor turístico, que vai desde o atendimento à infraestrutura oferecida.

Para o presidente da associação recém-criada, Ypsilon Félix, essa é uma oportunidade de fortalecimento profissional, já que muitos alunos da primeira turma de técnicos formada na região, para atuar em caráter mais amplo, já realizavam serviços voltados para os diversos segmentos do setor. Ele é um desses profissionais. Aos 5 anos de idade, começou a desenvolver a atividade como guia mirim, no Museu de Paleontologia de Santana. Segundo ele, também há outros guias que desenvolvem atividades na área do turismo religioso, ecológico, entre outras áreas do segmento.

A professora e técnica no setor, Luciana Lacerda, faz uma avaliação dos avanços nos últimos anos, e diz que o Cariri realmente tem crescido no contexto do turismo regional. Para ela, isso se deve às ações desencadeadas desde a criação do Fórum de Turismo e Cultura do Cariri, em 1997. Neste mesmo ano, foi formada a primeira turma de guias regionais do Cariri, pelo Senac.

Porém, a docente destaca a diversificação do turismo na região, que requer um planejamento. A criação, conforme a técnica, de produtos turísticos regionais por meio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Geopark Araripe, já justificam essas melhorias no setor.

"É um marco histórico todo esse movimento: a roteirização do território do Geopark, a formação da segunda turma de guias, que abrange o guiamento regional e nacional, e outra turma já em formação pelo Senac, bem como o Programa Pronatec, do Ministério do Turismo e a criação da segunda associação de guias, advindos do curso técnico de Guias de Turismo, também do Senac, em Crato", diz a professora. A primeira associação de guias da região, a Aconguia, foi fundada em 1992, e não pôde levar o seu projeto adiante por falta de incentivo.

Luciana também ressalta ações por meio do turismo de base comunitária, da Fundação Casa Grande, e a criação da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Cariri (Abrasel), representando o setor privado, além da inserção de Nova Olinda como Destino Indutor pelo Ministério do Turismo.

Todas estas ações, conforme a professora, vem favorecendo as relações com as diversas secretarias estaduais, Banco Mundial, Ministério do Turismo e municípios turísticos mais atuantes.

Arqueologia
Um dos setores mais expressivos do turismo científico no Cariri, são as pesquisas nas áreas de Paleontologia e Arqueologia. Sobre esta última, o Sítio Lagoa Encantada, no Crato, está sendo objeto de estudo por equipe de pesquisadores, coordenada pela arqueóloga, Rosiane Limaverde, da Fundação Casa Grande.

A área está interditada para os estudos. No local, já foi encontrado por trabalhadores, que retiravam areia para a construção civil, um artefato de barro, provável urna funerária indígena.

Rosiane Limaverde ressalta a relevância dos estudos e a importância das instituições regionais perceberem o seu valor. Isto vai possibilitar maior apoio à continuidade e fortalecimento das atividades na área da Arqueologia.

Mais informações
Associação dos Guias de Turismo do Cariri Cearense (Agturc)
Rua Raimundo Pinto, 72, sala 102
Bairro: Novo Juazeiro
Juazeiro do Norte - CE
Telefone: (88) 9902-7059

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis