Equipe do Bird visita obras em municípios do Cariri

Para avaliar o andamento das obras do Projeto Cidades do Ceará - Cariri Central, desenvolvido desde 2010 pela Secretaria das Cidades do Ceará, com financiamento do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) - que tem várias ações já implantadas em diversos municípios da região -, uma equipe da instituição financeira esteve visitando as obras nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Caririaçu.

A missão técnica foi realizada no intuito de analisar os processos de construção dos equipamentos que viabilizam a melhoria da urbanização, infraestrutura urbana e regional e planejar os que ainda serão iniciados.

Um dos locais averiguados pela missão do Bird foi o terreno onde será implantado o futuro Aterro Consorciado do Cariri, localizado na cidade de Caririaçu. Em maio deste ano, a Secretaria das Cidades encaminhou à Superintendência Estadual de Meio Ambiente (Semace) os estudos e relatórios dos impactos ambientais da obra. No momento, a proposta está sendo analisada. Somente com a aprovação do Conselho Estadual de Meio Ambiente, o projeto executivo da construção será detalhado.

Capacidade
O aterro terá uma área total de 300 hectares. A previsão é de que o equipamento terá capacidade para receber os resíduos sólidos de nove municípios, pelos próximos 20 anos. O prazo limite para a entrega é até dezembro de 2014, quando todas as cidades terão que decidir o destino final do lixo produzido.

O custo total é de R$ 14 milhões. Para secretário-adjunto das Cidades, Mário Fracalocci, a construção do aterro é a obra de maior impacto socioambiental para o Cariri.

"Com a implantação desse aterro, a gente vai conseguir eliminar todos os lixões. Isso gera um processo de melhoria da qualidade das águas e do meio ambiente, além do ordenamento e capacitação dos envolvidos na triagem do material", afirma ele.

Encosta
Outra intervenção de grande impacto social, que tem apoio do Bird, é a Encosta do Seminário, em Crato. A obra deverá ser iniciada ainda no primeiro semestre de 2013. Até o próximo mês de janeiro, o Plano de Reassentamento Involuntário, que vai retirar as famílias das áreas de risco existentes no local, será concluído. A ação prevê a reconstrução urbanística da área, contenção da uma voçoroca, implantação de rede de esgotamento sanitário com estação de tratamento e construção de um mirante com vista para a cidade. Esta é a maior obra do projeto na região do Cariri. Nela serão investidos R$19 milhões.

YAÇANA NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis