Plantão Infotech: Fanpage “Nação Nordestina” volta após negociação com grupo hacker

Por cerca de 24h os cerca de meio milhão de usuários (nordestinos ou não) que curtem a fanpage “Nação Nordestina” no Facebook ficaram órfãos da cultura local difundida na rede social. De acordo com a empresa de marketing digital cearense TimeDigital, “um grupo hacker que trabalha com venda de likes e assinaturas” foi o responsável por, às 13h da última quarta-feira (5) ter tirado a fanpage do ar.

O administrador da “Nação Nordestina”, Bráulio Bessa, lamentou a perca temporária da fanpage. “Estava trabalhando nela como faço todos os dias, parei pra almoçar, na volta simplesmente sumiu, sem nenhum aviso, e-mail, mensagem, nada”, lembra o administrador da página . “Foi 1 ano de trabalho duro, ideias, projetos, a “Nação Nordestina” chegou a meio milhão de fãs, era a maior página destinada a valorização da cultura Nordestina do planeta”, destaca.

Bráulio, que é nordestino de Alto Santo, no Ceará, afirma que tentou – sem sucesso – contato com o Facebook pois, a princípio, imaginava que teria sido uma decisão arbitrária da rede social. A equipe da TimeDigital entrou na história e conseguiu desvendar o mistério.

De acordo com Anderson Sobral, um dos sócios da Timedigital, há um grupo trabalhando no roubo de páginas. “Temos mais de 70 páginas no Facebook e dentre elas, algumas foram hackeadas ontem (quarta-feira). Fizemos uma força-tarefa aqui e conseguimos descobrir de onde começou este negócio. E chegamos até a pessoa. Em contato com ele, conseguimos que devolvesse duas de nossas páginas”, lembra.

Solidariedade

Com a devolução das duas páginas, Anderson conta que buscou negociar a devolução de mais fanpages roubadas. Foi quando ficou sabendo do drama da Nação Nordestina. “Um dos meus sócios estava com uma pessoa no Facebook. Era o Bráulio, desesperado. Então, conversamos com o hacker e pedimos que ele devolvesse as nossas páginas e incluisse a Nação Nordestina, e ele concordou”, explica.

Anderson afirma que o Facebook Brasil já foi avisado sobre o ocorrido e está acompanhando o caso. A nossa reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da rede social mas não obteve resposta até o momento desta publicação.

“Eles são um grupo, e se declararam como Anonymous Br, mas não dá para confiar”, finalizou o sócio da TimeDigital, lembrando que ainda faltam cerca de 12 páginas da empresa para serem devolvidas pelos hackers, que conversavam utilizando um perfil fake que já foi deletado.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis