Crato (CE): Eleições renovam Conselho Tutelar

Os municípios brasileiro, em sua maioria, foram às urnas, neste domingo, 4, para escolher os conselheiros tutelares, já que pela primeira vez na história o processo eleitoral aconteceu de forma unificada em todo o Brasil. No Crato 5.844 eleitores participaram do pleito coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com apoio da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social – SMTDS e do Tribunal Regional Eleitoral – TRE. O processo contou ainda com a efetiva fiscalização do Promotor da 4ª Promotoria de Justiça da Cidade do Crato, David Moraes da Costa.

O dia foi de trabalho intenso, pois o pleito envolveu um grande número de servidores do município que não pouparam esforços para que tudo acontecesse da melhor forma possível. Segundo a secretária da SMTDS, Elisangela Rodrigues, o que aconteceu foi uma verdadeira força- tarefa. “O que podemos dizer é que há um comprometimento desde o início do processo. A gente vem sensibilizando os servidores, no seu cumprimento ético e legal na escolha do conselheiro tutelar, levando em consideração a importância que esse conselho tem. Então, nós fizemos vários encontros e nossa fala foi única nesse sentido: respeito, responsabilidade e ética profissional. Eu acredito que isso favoreceu muito todo o engajamento e está aí o resultado. Hoje estamos colhendo os frutos dos diálogos que tivemos anteriormente”, ressaltou Elisangela.

A gestora fez referência ainda as demais secretarias envolvidas, como a Secretaria de Segurança Pública, Educação, Saúde, Transportes, Demutran, Gabinete, Controladoria, além da Polícia Militar e TRE.

Em alguns locais de votação os eleitores enfrentaram problemas relacionados à biometria, procedimento que vem sendo implantado no município do Crato pelo TRE. De acordo com o Agente Administrativo do Tribunal Regional Eleitoral, Ricardo Fulgêncio, as ocorrências foram casos isolados que aconteceram em virtude dos eleitores terem mudado o local de votação no ato da revisão biométrica e como a geração do arquivo, que serviu de base para o carregamento das urnas eletrônicas, ocorreu no último dia 28 de julho, quem fez qualquer alteração no cadastro eleitoral após essa data, consequentemente os dados divergiram. Ainda segundo Ricardo, a comissão resolveu a maioria dos casos e o processo não foi comprometido. Ele informou ainda que duas (02) urnas apresentaram defeitos e precisaram ser substituídas, (uma no Círculo Operário e outra no Belmonte).

Confira os eleitos:

1º: Tota Lobo (848 votos)
2º: Yascara Feitosa (771 votos)
3º Andréa Peixoto (624 votos)
4º: Henrique Barbosa (426 votos)
5º Walmir Silva (387 votos)

Suplentes:
6º: John Lenon (387 votos)
7º: Rosana Cristina (355 votos)
8º: Edimilson Romão (346 votos)
9º: Venerana (334 votos)
10º: Pedro Calheira (287 votos)

Um fato curioso ocorrido nesta eleição foi a votação dos candidatos Walmir Silva e John Lenon. Os dois obtiveram a mesma quantidade de votos (387) e como consta no edital, em caso de empate, o candidato mais velho assume a vaga. Portanto, Walmir Silva ficou em 5º lugar e Jonh Lenon com o sexto, o que significa, neste caso, a primeira suplência.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis