Morre em SP ex-prefeito e líder político de Juazeiro do Norte, Mauro Sampaio

Morre um dos maiores líderes políticos de Juazeiro do Norte e do Cariri, José Mauro Castelo Branco Sampaio, aos 88 anos. Ele faleceu no Hospital do Coração (H’Cor), em São Paulo, no final de manhã de hoje, em virtude de complicações de um pós-cirúrgico, para retirada de um câncer no intestino, no último dia 19 de setembro. O médico e ex-prefeito, após o procedimento, chegou a ter um quadro de infecção generalizada e até apresentou melhoras nas últimas semanas. O prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, decretou três dias de luto no Município.

São milhares de manifestações de líderes políticos e a própria população desde a confirmação do falecimento do ex-prefeito. Ele se tornou um dos mais populares da história da cidade, por ter construído há quase cinco décadas a estátua do Padre Cicero, na Colina do Horto. Mauro Sampaio fez o monumento para homenagear o sacerdote e o local passou uma das principais referências do turismo religioso do Brasil. “Fiz uma homenagem a ele, e não a importância da obra”, disse.

Estátua do Padre Cícero: “Fiz uma homenagem”
Segundo o próprio Mauro Sampaio, essa foi uma das obras mais importantes que conseguiu deixar para a cidade de Juazeiro do Norte, que tomou grande dimensão em várias partes do mundo, inclusive na Europa. “Isso é um conforto que a gente tem, que vale mais do que dinheiro”, afirma. A escultura foi projetada pelo pernambucano Armando Lacerda. Ele não era um profissional do ramo, mas apresentou um projeto, que foi logo aprovado pelo então prefeito Mauro Sampaio, em 1967, logo que assumiu a administração municipal, pela primeira vez.

Na sua segunda administração, o ex-prefeito iniciou em Juazeiro, o que hoje passou a ter uma das grandes representatividades para o desenvolvimento do Município, que é o polo universitário. Ele foi um dos principais incentivadores da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte, dando início a um processo, em que passaram a ser implantados nas últimas duas décadas diversos cursos de nível superior. A Faculdade Leão Sampaio é uma delas. Com diversos cursos, o empreendimento recebeu o nome do seu pai.

Recentemente, a Leão Sampaio inaugurou auditório dando o nome de Mauro Sampaio, na sede da Faculdade do bairro Lagoa Seca. O médico no período não pôde estar presente, já que o seu estado de saúde já inspirava cuidados. Na ocasião, foi apresentada uma entrevista em que ele relatava a alegria e expressava o agradecimento de receber a homenagem. Mauro Sampaio foi um grande incentivador do esporte local, construindo o Estádio em seu nome, conhecido pela grande maioria como Romeirão.

O corpo do médico chegará em Juazeiro do Norte por volta das 8 horas desta quarta-feira, e será velado no Santuário dos Franciscanos, de forma simples, como disse a sua filha Jacqueline Sampaio, conforme ele viveu. Ela ainda ressaltou no momento em que o seu pai se encontrava em estado considerado grave, que se sentia no dever de informar a real situação, por ele ser uma pessoa querida por tanta gente, e, por ser um homem público, não pertencer somente a família. Ela chegou a agradecer toda a solidariedade recebida dos amigos e população.

Orações e pedidos pela sua recuperação
Durante o período em que esteve internado, foram centenas de manifestações e pedidos de oração a um dos prefeitos mais importantes da história de Juazeiro do Norte, com uma das obras marcantes para os romeiros de todo o Brasil, que é a estátua do Padre Cícero, na Colina do Horto.

O Horto passou a ser um dos principais pontos de visitação do romeiro nordestino. Tornou mais conhecida a figura mítica do padre Cícero e uma das principais referências da religiosidade popular do Brasil.

Os pedidos de oração por sua plena recuperação vieram de diversos lugares. Mauro Sampaio esteve prefeito de Juazeiro do Norte em 1967 e 1996. Como parlamentar federal, assumiu por cinco legislaturas consecutivas, de 1975 a 1995.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis