10 dicas para evitar furtos e perdas de bagagens em viagens de ônibus

Vai viajar de ônibus no feriadão? Perder malas, ter a bagem extraviada, violada ou furtada é uma situação bem desagradável e muitas vezes o problema pode ocorrer por falha da empresa prestadora do serviço, mas também por enganos e descuidos ou até mesmo um roubo. É bastante comum que, por algum destes motivos, sua bagagem possa ter parado nas mãos de outra pessoa ou em outro bagageiro de ônibus, especialmente em dias de grande movimento nas rodoviárias.

Para evitar esses problemas, listamos 10 dicas, precauções e cuidados que podem ser tomados. Confira:

1. Retire qualquer etiqueta antiga das suas malas, referentes a viagens anteriores, que podem se confundir com as novas etiquetas afixadas para a nova viagem;

2. Faça uma tag com seus dados como nome completo, e-mail, endereço, telefone de contato dispostos de forma legível. Coloque também alguma identificação dentro da sua mala, caso a etiqueta externa se perca ou seja arrancada;

3. Observe também se a etiqueta adesiva afixada por motorista ou funcionário responsável do ônibus. Guarde a cópia durante todo o percurso e devolva ao final da viagem para retirar os seus pertences do bagageiro;

4. Use sempre algum recurso para diferenciar suas malas de outras iguais ou parecidas. Pode ser uma fita colorida, um lenço ou adesivos;

5. Utilize sempre cadeados ou travas de segurança para fechar as malas;

6. Fique sempre atento e não se descuide da bagagem em áreas públicas comuns como praça de alimentação, espera ou banheiros;

7. Chegue sempre mais cedo que o horário de embarque, para evitar maiores filas e confusão na rodoviária;

8. Sempre leve uma muda de roupas, documentos, dinheiros e outros itens de valor importantes na sua bolsa de mão, e a mantenha sempre com você durante toda a viagem;

9. Quando for pegar sua bagagem ao final da viagem, realize uma inspeção minuciosa, para garantir que a mala não foi violada nem sofreu nenhuma avaria;

10. Em caso de furto, violação ou extravio, comunique imediatamente à empresa ou ao responsável. As empresas são obrigadas a indenizar os clientes em até quinze dias, contados a partir da data de reclamação. Antes da viagem, é possível contratar um seguro adicional para a bagagem, com uma cobertura maior.

Fonte: Tribuna do Ceará

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