Governador pede apoio de Dilma para amenizar crise na saúde

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), afirmou que entrou em contato com o ministro da saúde, Arthur Chioro, para agendar uma audiência com a presidente Dilma Rousseff. A intenção do encontro é solicitar ajuda do Governo Federal para as unidades hospitalares do Estado.

De acordo com o governandor, atualmente, 80% dos gastos públicos com a saúde são pagos pelo Estado e 20% pela União. Quadro diferente do presenciado ha 8 anos atrás, onde os valores eram divididos meio a meio. Ele pontuou ainda que o problema da saúde está relacionado á falta de leitos na rede de saúde municipal e privada. "Se os privados fecham e os municipais não fazem o serviço na ponta, não temos o que fazer. O Estado está fazendo sua parte", destacou.

Em visita realizada ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF), na tarde desta quinta-feira (14), o chefe do Poder Executivo Estadual falou sobre os problemas de superlotação dentro dos corredores unidade. "Existem pessoas por todos os corredores, isso ocorre todos os dias. O fato é que não estamos deixando de atender a ninguém", relatou. No HGF, Camilo visitou toda área de medicamentos com cerca 4 mil itens. Segundo ele, pouquíssimos itens estão faltando na unidade e aguardam carga dos laboratórios.

Durante o encontro com os diretores de hospitais, realizado na última quarta-feira (13), o governador autorizou a compra de mais leitos de retarguarda, como os que existem no hospital da mulher e no hospital militar.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis