Condenado no mensalão, Roberto Jefferson deixa prisão para cumprir pena em casa

Condenado no processo do mensalão, o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) deixou a prisão por volta das 11h deste sábado (16) para cumprir o resto da pena em casa.

Jefferson saiu sorridente acompanhado dos advogados, da companheira Ana Lúcia e da filha Cristiane Brasil, que é deputada e presidente nacional do PTB.

Abordado pela imprensa na porta do presídio se sabia sobre as denúncias de desvios de recursos na Petrobras, relevados pela Operação Lava Jato, ele se recusou a responder.

"Se eu disser isso, o Barroso me prende, meu irmão, eu não posso falar", disse Jefferson, se referindo ao ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, que concedeu a progressão de regime aberto ao ex-deputado.

"Está aqui, mas eu não posso falar, tá bem meu irmão?", disse Jefferson, levando as mãos ao pescoço, como se estivesse entalado.

Indagado sobre a primeira coisa que vai fazer em liberdade, ele gargalhou: "Eu vou namorar muito", disse o ex-deputado, beijando a mão da companheira.

Jefferson disse ainda que tem data de casamento marcada para o fim do mês.

Ele acrescentou que vai continuar trabalhando num escritório de advocacia, no qual faria atualmente trabalhos de auxiliar e que pretende passar a advogar.

Com a progressão de regime, Jefferson poderá passar noites em casa e não precisará usar tornozeleira eletrônica. O regime impõe certas restrições, como ir a bares.

"Eu não posso sair de casa, tenho que chegar até 20h, manter minha atividade laboral, comparecer uma vez por mês na vara de execuções penais", explicou.

O ex-deputado também comentou sobre sua saúde. Ele passou por cirurgia em 2012 para retirar tumor no pâncreas. Perdeu 20 quilos em dois anos.

"Eu passei oito infecções intestinais aqui. Eu tirei tudo, fiquei só com intestino grosso, então sobrecarreguei o intestino grosso", disse Jefferson.

Perguntado sobre o que aprendeu no tempo preso, ele afirmou que "evolui, melhorei, estou melhora do que ontem, porque tive tempo de ler, conhecer o sofrimento das pessoas que passam por isso".

Jefferson deixou o local dirigindo. Segundo os advogados, o ex-deputado segue diretamente para o apartamento na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, onde vai viver com a companheira.

Até ser preso, ele morava em uma casa em Levy Gasparian, interior do estado do Rio. Vai morar agora na Barra para ficar perto do trabalho, no Centro, e dos médicos.

Regime aberto
Nesta quinta (14), Jefferson foi autorizado ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, a cumprir pena em regime aberto.

Preso em fevereiro de 2014, ele cumpria pena em regime semiaberto, no qual podia sair do presídio para trabalhar.

Segundo a família, o apartamento na Barra da Tijuca fica a quatro quadras da praia e tem "cento e tantos" metros quadrados.

Fonte: Folha.com

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis