Crato (CE): Secretaria de Saúde promove curso de manejo clinico da dengue e febre chikungunya

A Secretaria de Saúde do Crato irá realizar na manhã do próximo dia 22, no auditório do Geopark uma oficina sobre manejo clinico de dengue e febre chikungunya.

A capacitação será disponibilizada para alguns profissionais da saúde municipal, médicos, enfermeiros, profissionais da atenção básica e da estratégia de saúde da família, além de coordenadores de alguns setores da Secretaria Municipal de Saúde.

As informações serão repassadas pelo médico infectologista Dr. José Mauricio Pereira Lopes.

De acordo com a Coordenadora da Epidemiologia do Crato, Danielle Norões Mota a Secretaria vem desenvolvendo ações efetivas de combate a dengue e entre as estratégias está a capacitação de profissionais para um melhor atendimento e sobretudo um manejo clinico adequado. “Estamos em meio a um plano de ação onde os profissionais da epidemiologia e endemias trabalham dia após dia na prevenção e combate ao mosquito aedes. Contudo precisamos da ajuda da população para que cuidem de suas casas com os cuidados necessários para que o mosquito da dengue não procrie” explica.

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Assim como na dengue, os principais sinais e sintomas da chikungunya é a febre alta (39°C) acompanhada de dor nas articulações. O quadro inclui ainda dor muscular, dor de cabeça, fadiga, náuseas e manchas vermelhas na pele.

O que a diferencia da dengue, no entanto, é a intensidade das dores articulares de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos. Ela é tão intensa que faz com que a pessoa doente fique curvada; por isso, o termo chikungunya, que significa “aqueles que se dobram”.

Ao sinal de qualquer sintoma, a pessoa deve procurar ajuda médica, a fim de realizar exames laboratoriais que detectam o vírus. O foco do tratamento é no alívio dos sintomas com os remédios ideais. O vírus pode afetar qualquer pessoa, independentemente da idade e do sexo, mas os sinais e sintomas são mais intensos em crianças e idosos.

O secretário de Saúde do Crato, Lucimilton Macedo esclarece que o controle da dengue e da febre depende do combate aos mosquitos transmissores a prevenção é igual a da dengue: evite água parada onde os mosquitos se reproduzem. Portanto, verifique se a caixa d’ água está bem fechada, não acumule vasilhames no quintal, não deixe calhas entupidas e coloque areia nos pratos dos vasos de plantas, entre outras iniciativas. “Estamos realizando atividades todos os dias. Todos os bairros da cidade serão atendidos dentro do plano de ação que elaboramos avaliando as ações a agindo da melhor forma para garantir a qualidade da saúde da população” conclui.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis