Barbalha (CE): Pau da bandeira terá corte no próximo dia 15

Será realizado no próximo dia 15 o corte do pau da bandeira de Santo Antônio, a festa mais popular do Ceará alusiva ao santo casamenteiro. A escolha acontece todos os anos, seguindo uma tradição de mais de um século para louvar o padroeiro de Barbalha. Cinco árvores foram apontadas neste ano como as pretensas escolhidas à condição de mastro da bandeira. Mas apenas uma foi apontada como ideal, atendendo os critérios dos carregadores. Trata-se de um angico de mais de duas toneladas e mais de 20 metros, que se encontra no sítio Flores, a 6 quilômetros do município.

Integrantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) realizam todos os anos o acompanhamento do processo. Após o corte, o mastro do santo permanece na "cama do pau", até o grande dia, na abertura dos festejos, 31 de maio.

A retirada do pau da bandeira segue critérios previamente estabelecidos, desde a escolha do tronco ideal até a retirada, com condições de segurança. O "capitão do pau", Rildo Teles, há mais de uma década à frente do cortejo, acompanha com cuidado todos os passos, com responsabilidade e compromisso firmado ao longo desses esses anos.

Critério
As árvores escolhidas nos sítios São Joaquim e Flores, ambas localizadas a cerca de 6 km da cidade, são uma rama branca, um inharé, pau d'arco, jatobá, pau d'óleo e um angico. Para Teles, o angico seria a árvore que se encaixa nos critérios ideais para que se cumpra o ritual da festa, que inclui o sacrifício de carregar o tronco pesado, por cerca de 200 homens.

"É importante que seja pesado e de um comprimento necessário para distribuir o peso entre os carregadores", diz ele, ao destacar que esse é um momento de demonstração de fé e força, com o sacrifício da peregrinação. Normalmente o carregamento começa por volta das 11 horas e acaba somente no final da tarde, com a chegada do cortejo acompanhado por milhares de pessoas na praça da igreja Matriz de Santo Antônio, no Centro da cidade de Barbalha.

A festa de Santo Antônio acontece até o dia do padroeiro, 13 de junho. Durante a abertura, no domingo, ocorre primeiramente a missa na matriz logo cedo. A bênção para o dia de trabalho pesado, para muitos, é reforçada com a tradicional "cachacinha do vigário". A festa reúne o sagrado e o profano, em uma tradição que resgata as origens da cidade. Os homens seguem até o local onde se encontra o tronco, já mais leve após passar 15 dias perdendo parte de sua seiva, para aliviar um pouco do peso.

Mas o dia do ritual do corte também conta com o habitual encontro dos carregadores no mercado público da cidade, para tomar, antes de seguir estrada, o tradicional caldo de mocotó, para reforçar a subida. Em seguida, uma reza para fortalecer a fé. É a partir daí que começa a louvação ao santo, para os integrantes do cortejo.

A abertura da festa de Santo Antônio de Barbalha é um grande congraçamento da cultura popular regional. A celebração reúne cerca de 60 grupos de tradição, incluindo maneiro pau, bandas cabaçais, reisados, quadrilhas juninas, penitentes, entre outros. Depois os grupos seguem pelas principais ruas da cidade até o Largo da Igreja do Rosário. Uma solenidade de abertura oficial é realizada com autoridades, em uma palco montado em frente à igreja.

A programação da festa, segundo o secretário de Cultura local, Antônio de Luna, está sendo definida e será promovida licitação. Também será realizada a decoração da cidade, com reciclagem de boa parte do material utilizado ano passado.

Ainda neste ano, a festa do pau da bandeira deverá ter o registro de patrimônio cultural brasileiro no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ato esperado pela população.

Mais informações
Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha
Rua da Matriz, 25 - Centro
Telefone : (88) 3532.1708

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis