Crato (CE): Equipe de transição toma posse

Tomou posse na manhã de ontem, a Comissão de Transição do Governo do prefeito eleito do município do Crato, Ronaldo Gomes de Mattos (PMDB). A reunião foi realizada na sede da Prefeitura. Ao todo, cinco integrantes do futuro governante estiveram presentes no gabinete do atual chefe do Poder Executivo, Samuel Vilar de Alencar Araripe, que na ocasião repassou documentos e informações sobre os projetos, contas e funcionamento dos órgãos que compõem a estrutura de administração municipal.

A transição governativa aconteceu pela primeira vez na cidade. O objetivo é que os representantes da nova gestão tomem conhecimento da situação administrativa e saibam quais serão as dificuldades que deverão encontrar após o próximo dia primeiro de janeiro.

De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, Samuel Araripe, junto aos membros nomeados pelo prefeito eleito, assinou o decreto de posse e estabeleceu que todos os seus secretários de governo mantenham relações amistosas com a nova equipe, no sentido de não omitir informações sobre qualquer setor ou atividade.

Pautado pela objetividade, o prefeito fez suas primeiras orientações que poderão nortear a gestão futura, repassou o Plano de Requalificação Urbana do Crato, onde está o planejamento com os projetos de obras de domínio público para os próximos 20 anos, o extrato da Previdência dos servidores públicos do município que, segundo ele, tem saldo de mais de R$ 11 milhões, além de obras já licitadas no valor de R$ 19 milhões.

"Aqui a transição vai funcionar de fato. Temos alguns convênios que se encerram dia 30 de dezembro, então o futuro prefeito precisa tomar conhecimento de todas as dificuldades para que possa dar continuidade a tudo que está em andamento", disse o prefeito Samuel Araripe.

Mediante o que estabelece o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Ronaldo indicou os nomes do advogado George Érico de Alencar Braga Borges, do contabilista e economista Édio Oliveira Nunes, do bacharel em Direito, Cristiano Meira Leitão, contabilista Joaquim Landim Neto e do bancário aposentado Elmar Lopes Custódio como seus representantes. Até o dia 31 de dezembro, a comissão deverá articular quais serão as primeiras ações dele como prefeito. George Borges, disse que irá solicitar alguns documentos para que a equipe tenha conhecimento da real situação administrativa do Município. A partir daí, serão agendadas reuniões para tentar resolver pendências, principalmente nos setores da saúde e do saneamento básico, por meio da Sociedade Anônima de Água e Esgoto (Saec).

Para ele, foi positiva a iniciativa de antecipar a instalação da comissão, que tinha prazo recomendado pelo TCM até de 30 de novembro. Borges disse que espera ter total acesso a todas as informações sobre os balancetes, ações e projetos da administração municipal. "Teremos mais tempo para nos aprofundarmos. Quando chegarmos no dia 2 de janeiro, o prefeito eleito já terá conhecimento de toda a gestão municipal. O serviço público é contínuo, troca-se apenas as gestões", revela.

Após a reunião, os agentes de saúde foram até o local para pedir a efetivação do pagamento do incentivo mensal da categoria. De acordo com a diretora do Sindicato de Estabelecimentos dos Servidores Saúde no Ceará (Sindsaúde), Sidênia Santos, 203 pessoas estão sem receber o repasse há cerca de dois meses.

Já em Juazeiro do Norte, a Comissão de Transição tomou posse no último dia 9. Agora, as próximas reuniões deverão acontecer sempre durante as sexta-feiras, no Memorial Padre Cícero. A proposta da atual administração é repassar um governo organizado administrativamente, equilibrado e com projetos em execução.

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis