Evento alternativo de artes cênicas no Cariri valoriza produção local

Com sua programação prevista até o próximo dia 25 de novembro, a 4ª Guerrilha do Ato Dramático confirma sua consolidação como evento alternativo das artes cênicas na Região do Cariri.

A avaliação é do coordenador do evento, professor e dramaturgo Cacá Araújo, que desde 2009, na primeira edição, pensou em organizar um evento de teatro que valorizasse as companhias e grupos do Cariri e do interior do Nordeste.

“A ideia inicial foi essa de sermos uma trincheira alternativa na produção cultural e teatral”, avalia Cacá.

Mas, de lá para cá muita coisa mudou. Atualmente a Guerrilha abrange 30 grupos teatrais num total de 22 espetáculos.

Segundo os organizadores do evento, o objetivo da guerrilha é exatamente o de conquistar a plateia caririense e depois se inserir no cenário cultural do Ceará e do Brasil como uma alternativa de valorização do que é produzido na região.

A Guerrilha parte agora para o intercâmbio. Nesta edição três companhias de Fortaleza e uma de Pernambuco estão participando com suas peças, mostrando novos trabalhos ao público local.

As peças são apresentadas no Teatro Rachel de Queiroz, no Crato, e em um galpão anexo ao teatro, com ingresso para estudantes.

Os espetáculos têm uma temática bem variada, abrangendo, inclusive, peças para o público infantil, num clima de muita alegria e descontração para a criançada.

Com o sucesso da Guerrilha, Cacá avalia o bom momento do teatro no Cariri. “Nesta quarta edição podemos celebrar alguns pontos positivos, como pessoas trabalhando mais nessa área, se capacitando e querendo mostrar seu trabalho”, avalia.

Cacá avalia ainda como positivo o papel de instituições como a Universidade Regional do Cariri (Urca) que vem formando artistas e técnicos nas artes cênicas, além da realização de projetos voltados para a área cultural.

Entenda a notícia
De 12 a 16 deste mês a 4ª Guerrilha do Ato Dramático se consolida como evento alternativo de arte cênica. Atualmente, a Guerrilha abrange 30 grupos teatrais num total de 22 espetáculos

Programação

Dia 12
19h30min - Folhas Secas
Cia. Curumins de Teatro

Dia 13
19h30min - A megera domada
Grupo Cícero de experimentos Cênicos

Dia 14
19h30min - Diwan de Lorca
Cia. Palmas de Teatro

Dia 15
19h30min - Embriagada... eu Quero desabafar!
Cia. Teatral Moreira Campos

Dia 16
19h30min - Calo de Sangue
Grupo de Teatro Loa

Tarso Araújo

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis