Barbalha (CE): Vereadores novatos criam Frente Parlamentar

Cinco vereadores eleitos, pela primeira vez em Barbalha, vão formar a “Frente Parlamentar Jovem Barbalhense”. A frente será composta pelos vereadores eleitos Vevé Siqueira (PP), Aurino Préu (PP), Rosário Amorim (PTN), Moacir (PTN) e Cícera Show (PRB).

Segundo Vevé Siqueira, um dos articuladores da frente, o objetivo é o de renovar o legislativo da cidade, já que, “os seus componentes são vereadores novatos que tem o objetivo de honrar cada voto que lhes foi confiado”.

Para Veré Siqueira, existe também a possibilidade desse bloco de vereadores, vale salientar, aliados ao prefeito José Leite, forme uma chapa para concorrer a eleição para presidência da Câmara Municipal.

Novatos, mas organizados
Os novos vereadores estão dando uma demonstração de boa articulação no que diz respeito ao poder de negociação na Câmara. No legislativo, seja ele qual for, quem decide é a maioria. E, quanto mais articulado o grupo, maior poder de barganha ele tem.

Vale salientar, que a Câmara de Barbalha terá 15 vereadores. Portanto, cinco vereadores organizados e, possivelmente, votando em grupo, já representam um 1/3 da casa. Ou seja, o bastante para, no mínimo, entrar no debate das decisões.

Agora, como toda ação tem uma reação, é provável que a organização, assumida, possa gerar um desconforto, tanto na oposição, quanto na própria base do prefeito. Pela oposição, eles podem ser encarados como uma estratégia para dividir a discussão política da Câmara. E dentro da base do prefeito, eles podem ser vistos como um grupo dentro de outro grupo. Ou seja, um início ou uma ameaça de divisão.

Certo mesmo é que nenhum deles pertence nem ao PT, nem ao PMDB; partidos líderes da aliança que reelegeu Zé Leite. E isso, pode, dependendo da participação desses partidos no governo, tornar o grupo, alvo de constantes negociações, ou seja, um grupo independente.

Madson Vagner

Foto: Ag. Miséria

Fonte: Miséria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis