Crato (CE): Artistas fazem homenagem ao centenário do Rei do Baião

Neste sábado (17), a RFFSA, no Crato, recebe vários nomes da cultura regional em um tributo a Luiz Gonzaga. O show “Crato: Terra paixão do Rei do Baião” acontece em homenagem ao centenário do pernambucano, considerado um ícone da música nordestina. A programação é gratuita e tem início às 20h.

A iniciativa, realizada pela Associação Cultural Hugo Pinheiro com o apoio cultural do Sesc, reúne grandes nomes do autêntico forró-pé-de-serra, como os artistas: Marivalda e Grupo Kariri, Messias Holanda, Pedro Bandeira, Zé de Manu, Joquinha Gonzaga, Adelson Viana e convidados.

Durante o evento será lançado o DVD “Marivalda e convidados”, em comemoração aos 50 anos de carreira da cantora cearense e ao centenário do Rei do Baião. No show, os cantores reverenciarão o mestre e a sua importância para a música brasileira.

Sobre os artistas
Marivalda Kariri começou a cantar ainda criança. Em 1957 o cantor e compositor Jackson do Pandeiro, ao vê-la cantar na festa de coroação de nossa senhora, em Recife, a convidou para lhe acompanhar. Juntos, cantaram “o canto da ema”, (de João do Vale, Alventino Calvanti e Araes Viana) e “Moxotó”, (de Rosil Cavalcante e José Gomes). No final, Jackson falou: você nasceu artista, vá brigar pelo seu espaço.

De lá pra cá são mais de meio século de carreira, com disco e shows em várias partes do país, além de parcerias com nome de peso, entre eles o próprio Luiz Gonzaga, que ela conheceu durante turnê pela Amazônia, em 1976. Hoje, com 70 anos, Marivalda Kariri continua sendo uma das grandes vozes do Ceará e uma das poucas representantes femininas do forró-pé-de-serra no Brasil. Orgulho de nós cearenses, em comemoração aos seus 50 anos de carreira, propomos ao fundo estadual da cultura a realização deste projeto como forma de prestigiar essa grande dama do forró cearense, Marivalda Kariri, e suas cinco décadas dedicadas à musicalidade nordestina. Marivalda se apresenta acompanhada pelo Grupo Kariri, uma formação de autêntica música regional, conformada pelos mestres Zeca Costa (voz e triângulo), China (voz e zambumba) e o sanfoneiro Valmir.  O Grupo Kariri acompanha Marivalda há mais de 30 anos.

Messias Holanda, o mais simpático dos cantores de raiz, é célebre pelo refrão “Eu quero me trepar no pé de coco”, da canção “Pra tirar coco”. Messias já virou um personagem da cultura típica do Ceará. Tendo sido amigo do Gonzagão, atualmente é bem querido pelo cenário forrozeiro, e também por artistas e fãs de outros estilos musicais. Nascido em Fortaleza e começado sua carreira nos shows de calouros, Holanda entoa a canção típica de raiz nordestina, com toques de humor e seu inigualável carisma. O cantor já acumula mais de 100 composições em sua carreira, e inclusive “fez um monte de roqueiros dançar” num festival de rock em 2006. Messias Holanda é atualmente Presidente de Honra da Associação Cearense do Forró.

O nome artístico de Joquinha Gonzaga foi dado pelo seu tio Gonzagão, que o presenteou com uma sanfona de oito baixos quando ele tinha apenas 12 anos. Joquinha começou sua escola tocando em festas e forrós no Rio de Janeiro e, posteriormente, viajando por todo o Nordeste acompanhando o Rei Do Baião como sanfoneiro. Em 1986 Joquinha Gonzaga gravou o seu primeiro disco e, em seguida, a convite de seu tio Gonzagão, viajou numa turnê pela Europa. A sua maior alegria foi quando o Rei declarou em público que Joquinha seria o seguidor cultural da Família Gonzaga. Com mais de 4 décadas de trajetória, Joquinha Gonzaga sempre defende a verdadeira música Nordestina e a cultura do seu Tio Gonzagão, tocando sanfona e decantando as coisas do Sertão.

Poeta, repentista e cantor, Pedro Bandeira é considerado um dos ícones culturais da região do Cariri e ainda do Nordeste. Nascido na Paraíba e juazeirense por adoção, Pedro percorreu o Brasil cantando as vivências do sertão nordestino, a devoção religiosa e o amor da cidade que o adotou. Bandeira já cantou para seu povo por mais de 60 anos, havendo recitado para o Pelé, para o papa João Paulo II e para importantes figuras brasileiras. A sua arte já foi citada por gênios como Carlos Drummond de Andrade.

Mestre da sanfona e grande executante dos ritmos nordestinos, Zé de Manu descobriu cedo a vocação para a música. A sua principal referência era o próprio Rei do Baião, Luiz Gonzaga. As primeiras músicas que
aprendeu eram de Gonzagão: “Asa Branca” e “Assum Preto” eram as favoritas. Na sua cidade de Cedro, participou do conjunto Tabajaras, com um repertório que incluía fox, jazz e músicas de orquestra. Zé de Manu preferiu permanecer na sua cidade e trabalhar em forrós da região. Ele tocou com Luiz Gonzaga e por sete anos participou das festas no Parque Asa Branca, em Exu. Hoje, Zé de Manu é tido como um dos maiores instrumentistas nordestinos, sendo ele um artista que sabe conjugar o ritmo popular com o virtuosismo.

Adelson Viana nasceu em Fortaleza com o nome Adelson Góis da Silva, melhor conhecido como Adelson Viana. É também exímio ao piano, nos teclados eletrônicos, na escaleta acústica e no violão. Um músico versátil e completo, se desempenha como arranjador e produtor desde 1996, gravando de 10 a 15 discos por ano. Atualmente, Adelson é o maestro e diretor musical dos grupos do cantor Raimundo Fágner, com quem se apresenta constantemente pelo Brasil. Viana é admirado pela magnífica sensibilidade e técnicas que dele brotam quando executa um instrumento.

Serviço
“Crato: Terra paixão do Rei do Baião”
Local: Centro Cultural do Araripe – Largo da RFFSA
Data: 17/11
Horário: 20h
Informações: (85) 9702.3911/ 9164.4381

Jota Lopes

Fonte: Rádio Cetama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis