Ter um irmão mais novo pode fazer mal ao coração

Parece que os irmãos mais velhos ganharam apoio da ciência, já que de acordo com um estudo, a “vinda de um irmãozinho pode causar o aumento da pressão sanguínea nos filhos mais velhos, aumentando consideravelmente o risco de problemas cardíacos”.

O estudo foi realizado com cerca de 200 famílias que fazem parte de comunidades agrícolas da Bolívia, no período de junho a setembro de 2007. Foram coletados dados socieconômicos e demográficos e verificada a pressão sanguínea dos outros filhos quando um novo irmãozinho chegava.

Percebeu-se que quando vinha “um irmãozinho, a pressão sanguínea dos demais irmãos aumentava entre 3% e 5,9%”. Quando vinha uma menina, “a pressão subia 3,8% em média”.

Segundo especialistas, o motivo para este resultado é o “ciúme e a posse”, já que os irmãos mais velhos tendem a considerar o “caçula uma ameaça”, pois tem que dividir toda a “atenção dos pais”, além de todos os brinquedos, é claro.

Mas calma, o problema com o ciúme logo desaparece, quando as crianças crescem tudo volta ao normal, na maioria dos casos.

Fonte: Superinteressante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis