PT assume oposição e vai tentar barrar Roberto Cláudio

Representantes da coligação “Pra Cuidar das Pessoas” disseram, em entrevista na tarde desta quarta-feira (31), que já reuniram provas consolidadas de “esquemas de compra massiva de votos” na Capital no dia do pleito. O encontro ocorreu na sede do Partido da República (PR), com a participação do candidato do PT na última eleição, Elmano de Freitas e aliados de campanha, como o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Acrísio Sena, o presidente do PR, Lúcio Alcântara, o deputado estadual Antônio Carlos e do candidato a vice-prefeito pelo PT, Antônio Mourão.

“Quem comprou voto, como no domingo, ou roubou muito, ou vai roubar muito, porque a compra foi algo assustador”, disse Elmano. O ex-candidato ainda disparou: “Não entendemos que o candidato opositor tenha vencido nos votos”. Ele disse ainda que a coligação vitoriosa retirou votos do processo democrático. Segundo ele, “um grupo familiar trouxe no domingo todas as práticas aprendidas na sua história de oligarquia, de compra de votos do nosso povo”, afirmou.

Pedido de desconsideração de votos
Elmano disse que não sossegará enquanto não entrar com o processo de investigação eleitoral. Segundo ele o fato não foi isolado, mas algo corrente na cidade inteira, em especial na periferia. Ele disse que será pedida a desconsideração dos votos de Roberto Cláudio. Elmano reconheceu a derrota nas eleições, mas disse que o resultado final fere a legitimidade do processo eleitoral.

A mesa não forneceu detalhes sobre o teor das provas colhidas, mas elas devem ser apresentadas já na semana que vem. Elmano adiantou que eles têm conhecimento de pessoas importantes envolvidas em crimes eleitorais.

O deputado Antônio Carlos informou que desde o dia das eleições, são realizadas cada vez mais denúncias do que ele classifica como “irregularidades e desrespeito à Legislação Eleitoral.

Ele afirmou a existência de evidências de vendedores ambulantes atuando na compra de votos, além pessoas dentro das sessões distribuindo material e proferindo palavras de ordem. Além disso, ele mencionou haver estruturas montadas até em barraquinhas de lanches para compra de voto.

A assessoria do prefeito eleito Roberto Cláudio informou, por telefone, que ele não deverá se manifestar sobre o assunto.

O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores deverá se reunir nesta quinta-feira (1º) para definir um posicionamento político quanto à questão. Elmano disse acreditar que o partido não deve ter qualquer intenção de fazer parte da composição governamental da próxima gestão.

O futuro de Elmano
Em aparte, Elmano de Freitas disse que poderá reassumir a Secretaria Municipal de Educação (SME) até o fim do mandato de Luizianne Lins. Para depois do dia 31 de dezembro, Elmano não sabe ainda qual será seu destino político. Ele disse que deverá continuar atuando como advogado.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis