Os mistérios de quem vive de dieta e nunca emagrece

Muitas são as pessoas que, apesar de se manterem religiosamente fieis a uma determinada dieta de emagrecimento, não chegam nunca a atingir os objetivos por si pretendidos.

Por mais estranho e inexplicável que isto possa parecer para alguns, a verdade é que, simplesmente seguir uma dieta não representa a solução única para o emagrecimento, na medida em que nem todas as dietas são fiáveis.

Da mesma forma, é importante destacar que, muitas das pessoas que afirmam seguir uma dieta à risca não o fazem com todo o rigor que gostam de afirmar, e por isso frequentemente acabam por comprometer todos os resultados positivos que poderiam ser retirados da sua dieta, o que originará uma dificuldade acrescida em vir a perder o peso que sempre desejou.

Eis as principais razões que poderão levar uma pessoa a experienciar sérias dificuldades em perder peso, mesmo seguindo uma determinada dieta à risca.

Disfunções hormonais
Muitas são as disfunções hormonais conhecidas por darem origem a problemas de sobrepeso. Infelizmente, em casos como este, seguir uma dieta não é a solução definitiva, e por isso é importante receber acompanhamento médico especializado para o tratamento deste problema. Se fizer os possíveis para emagrecer e mesmo assim não conseguir, então é possível que uma dieta inadequada não seja a causa do sobrepeso, mas sim os problemas hormonais.

Medicação
Muitos medicamentos para o tratamento de vários problemas de saúde poderão dar origem a um aumento significante do peso corporal. Para compreender se isto poderá estar ou não na causa da dificuldade em emagrecer, vale a pena informar-se cuidadosamente relativamente a todos os efeitos secundários associados ao medicamento, caso contrário estará a correr o risco de tomar algo que venha mesmo a comprometer todo o seu processo de emagrecimento.

Dietas radicais
A adoção de dietas radicais, que não possuam fortes evidências cientificas de eficácia, poderá levá-lo a. não só falhar na perda de peso, como também a contribuir para o desenvolvimento de diversos tipos de complicações de saúde, que poderão desregular o seu organismo e aumentar ainda mais a sua predisposição para engordar daqui para a frente. Para evitar isto, é importante nunca iniciar uma dieta sem antes consultar a opinião de um especialista, a não ser que a mesma se baseie em princípios básicos da boa alimentação, como é o caso de uma dieta com base na roda dos alimentos e diversas refeições diárias em poucas quantidades, sempre em conjunto com a prática de bons níveis de exercício físico.

Muitos são os fatores que poderão determinar a sua predisposição para a perda de peso. Por essa razão, e para evitar a perda de tempo com métodos que não a ajudarão a emagrecer, nunca deixe de aceitar o acompanhamento cuidado de um nutricionista, pois só dessa forma terá a garantia de que não estará a fazer nada de prejudicial para a sua saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis