Juazeiro do Norte (CE): Inclusão social é feita com ações de cidadania

Para difundir a inclusão social, há 41 anos, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) vem promovendo e articulando ações em defesa dos direitos das pessoas com deficiências, além de procurar proporcionar a este público uma melhor qualidade de vida. Durante este período, a entidade já realizou diversos projetos que ajudaram a quebrar o preconceito imposto pela sociedade. A instituição é dividida para prestar atendimentos clínicos e escolares. Entre os serviços estão os de fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, fisioterapia, serviço social e psicopedagogia. Mas, também existem profissionais de neuropsiquiatria e geneticistas, que através de atividades voluntárias disponibilizam auxílio.

O perfil dos usuários se diferencia pelo grau de avanço nos tratamentos. Atualmente, cerca de 400 deficientes intelectuais e autistas estão recebendo atendimentos. A entidade oferece colaboradores capacitados para atuar com as mais diversas limitações. A escola de educação especial, que é a única da região do Cariri, conta com um grupo de professores especialistas na área. Ao todo, são 270 estudantes que frequentam as aulas, nas modalidades de educação infantil, de jovens e adultos e oficinas pré-profissionalizantes. Nos espaços para os cursos, eles elaboram peças de bijuterias, objetos em biscuit, argila, reciclagem de papel, pinturas de quadros em telas e xilogravuras, além de praticarem a dança, teatro, música e esportes, o que, segundo os especialistas, ampliam o discernimento social. Através da arte, a Apae mostra que é possível quebrar as barreiras impostas pela sociedade, em forma de exclusão. Como reconhecimento, os alunos, constantemente, recebem convites para apresentarem os espetáculos teatrais, música e dança, em faculdades e eventos culturais realizados na região do Cariri.

No sentido de gerar mão de obra qualificada e incluir os deficientes no mercado de trabalho, a Apae-Juazeiro do Norte está realizado, em parceria com a unidade de Fortaleza, um curso de serviços de supermercado para mais de 20 alunos. Para a coordenadora pedagógica da entidade, Vanda Correia da Silva, as solicitações promovem a autoestima dos participantes. Entretanto,ela conta que na região ainda é necessário haver mais sensibilização por parte dos empregadores. "Devido à falta de entendimento dos empresários, ainda existe o retorno dos alunos já capacitados. Mas eu acredito que, aos poucos, nós estamos mudando essa realidade", revela a coordenadora.

Desde a fundação, no ano de 1971, até hoje, a Apae-Juazeiro do Norte vem avançando no desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas com deficiências. A meta é inseri-las na sociedade e mostrar que elas são capazes de realizar qualquer tipo de tarefa, dentro de suas limitações pessoais. Todos os trabalhos são pautados pelo respeito às diferenças. Para as famílias dos deficientes a associação presta orientações, que constroem a base para o melhor crescimento intelectual dos grupos. A gestão da instituição se dá através de convênios com o Governo do Estado e Prefeitura Municipal. A renda para a manutenção das atividades vem de projetos de captação de recursos, como o telemarketing, "Nossa Nota Vale Dinheiro" e de doações esporádicas.

Trabalho
20 estudantes da Apae estão sendo capacitados para atuar no mercado de trabalho. A instituição é referência no País nas políticas de inclusão social de deficientes

Mais informações
Apae - Juazeiro do Norte
Avenida Leão Sampaio, S/N
Bairro Lagoa Seca
Telefone: (88) 3571.1387


YAÇANÃ NEPONUCENA

REPÓRTER


Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis