Juazeiro do Norte (CE): Procissão e missa abrem a maior romaria do ano

No início da noite de ontem aconteceu a abertura oficial da Romaria de Finados, neste município. É a maior romaria entre as quatro grandes devoções realizadas anualmente na Terra do Padre Cícero. Para acolher os romeiros, houve a realização da Caminhada da Esperança, que percorreu as ruas desde a Colina do Horto até a Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores. Desde a última semana, o fluxo de romeiros na cidade é crescente.

Mas, as expectativa é que a chegada das grandes caravanas se intensifiquem após o dia 30. Até o próximo dia 2 de novembro, o Município deverá receber aproximadamente 500 mil pessoas, vindas de diversos Estados, a maioria de Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Até agora, a movimentação maior está sendo nas igrejas. Entretanto, outros pontos que fazem parte dos atrativos turísticos religiosos na cidade deverão ser visitados.

Para o período, a comunidade católica local organizou uma programação especial. No intuito de atender às demandas, nos templos religiosos alguns serviços foram intensificados, além das atividades, que vão desde as celebrações às apresentações teatrais e musicais, com a participação de artistas da terra. Cada paróquia destinou grupos de agentes de pastorais das romarias para fazerem atendimentos aos romeiros. Entre os serviços estão os de orientação sobre locais turísticos, ranchos e pousadas, realização da bênção dos carros, confissões e prestação de atendimentos médicos.

A peculiaridade da Romaria da Esperança, como vem sendo chamada nos últimos anos, está na celebração da fé de um dia poder contemplar a face de Jesus Cristo. Nas igrejas, o número de pessoas que buscam a remissão dos pecados é elevado.

Plantão de confissões
Para cumprir todas as confissões foram criadas equipes específicas. Apenas no Santuário dos Franciscanos, um dos principais locais de visitação, cerca de 30 sacerdotes de outros santuários franciscanos estarão disponíveis para receber este público.

Há ainda outros 135 agentes de pastoral. Devido à grandiosidade do evento, as igrejas permanecerão abertas para visitação durante todos os dias. Mas, as celebrações serão realizadas em áreas externas.

Na programação para a Romaria estão previstas celebrações penitenciais, em horários variados, terço luminoso em volta do Santuário de São Francisco, hora da graça, pregações e bênção do Santíssimo Sacramento. Porém, como atrativo extra, os romeiros ainda podem percorrer o passeio das almas ou pegar água benta na gruta de Nossa Senhora de Lourdes, no Santuário de São Francisco, visitar o túmulo do Padre Cícero, na Igreja do Socorro, ir à Colina do Horto onde está a estátua do sacerdote ou observar os objetos que pertenceram ao religioso no Museu do Padre Cícero.

Os locais de maior fluxo de romeiros durante esse período são a Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, o Santuário dos Franciscanos e o túmulo do Padre Cícero, além das salas dos ex-votos, onde são depositados vestes e outros artigos como fotos e velas, referentes ao pagamento de promessas.

Melhoramento
Segundo o aposentado José Ramos da Silva, que já participou de 40 romarias em Juazeiro do Norte, a acolhida aos romeiros vem sendo melhorada a cada ano. "Fazer esse passeio é maravilhoso. Venho sempre com muito esforço. Cada vez a vontade de voltar aumenta, por que a gente vê a mudança na cidade e as coisas avançando". Ele acredita que, através de um milagre concedido pelo Padre Cícero, alcançou a graça de construir sua casa própria.

Já o agricultor Claudivan Santos, que veio à cidade pela primeira vez, disse estar encantado com a estrutura montada para a realização da romaria. "Eu tinha um desejo grande de conhecer a terra do Padim. Até agora, não tenho do que me queixar, a acolhida é boa", conta.

Nas proximidades das igrejas, diversos comerciantes estão armando barracas, onde pretendem comercializar artigos variados. A probabilidade de grandes vendas é uma meta para cada um deles. De acordo com a ambulante Maria Amaro do Socorro, a procura maior é por água, velas, terços, rosários e chapéus.

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis