Juazeiro do Norte (CE): Romeiros homenageiam N. S. das Dores

Um grande cordão de fé se estendeu pelas ruas deste Município, na procissão de encerramento da festa da padroeira, Nossa Senhora das Dores, no último sábado. Segundo cálculos da própria Igreja, mais de 80 mil fiéis foram ao evento. Grande parte dos romeiros se despediu da cidade somente durante o domingo, aproveitando o último fim de semana. A bênção do Santíssimo Sacramento e show pirotécnico encerrou os festejos, na frente da Basílica de Nossa Senhora das Dores, com a Praça do Romeiro repleta com a multidão de devotos da "Mãe das Dores".

A concentração para início da procissão começou por volta das 16 horas, mas o andor com a imagem da santa saiu por volta das 18 horas. À frente, as fanfarras das escolas da cidade abriam alas para a santa passar. Em época de eleições, os principais candidatos passavam entre a multidão com os seus correligionários, mesmo com os pedidos dos sacerdotes para que não se manifestassem.

Durante o percurso da procissão, foram prestadas várias homenagens à padroeira. Os cânticos ecoavam pelas ruas. Romeiros aproveitam para soltar fogos e pagar a promessa final, antes do retorno para casa. Muitos carregavam objetos na cabeça e saíam descalços pelas ruas, até o retorno à Praça do Romeiro.

Segundo o secretário de Turismo e Romaria, José Carlos dos Santos, mesmo com o ano eleitoral, é difícil prever se o crescimento na quantidade de visitantes aconteça apenas pelo favorecimento de algumas caravanas de cidades do Nordeste, por candidatos. Para ele, independentemente disso, os romeiros chegam à terra do Padre Cícero. "No ano passado, foi um ano de enchentes e, mesmo assim, contamos com uma grande quantidade de romeiros na cidade", diz.

A festa de Nossa Senhora das Dores abre o ciclo das grandes romarias, que se iniciam a partir do segundo semestre ano.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis