CE tem 2ª maior epidemia de dengue em 26 anos

Embora o Ceará venha registrando queda significativa nos casos de dengue, desde o mês de junho, os números ainda são motivo de preocupação para a população. Do início do ano até agora, conforme dados do último boletim epidemiológico apresentado, ontem, pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), a quantidade de registros chega ao total de 48.088, o que equivale à segunda maior epidemia da doença no Estado, desde o surgimento da sua transmissão, no ano de 1986.

Com o registro de 56.714 casos, o ano de 2011, até agora, foi o período com a maior incidência da doença, superando a grande epidemia de 1994, quando ocorreram 47.789 casos de dengue no Estado. Ainda conforme os números do levantamento, o surgimento de um novo sorotipo da enfermidade acaba sendo diretamente responsável pelo aumento do número de casos.

Após o surgimento do tipo 3, por exemplo, em 2002, a incidência passou de 16.465 casos registrados em um ano, para 23.796 no ano seguinte. Com o surgimento do sorotipo 4, no ano passado, teme-se que os números de 2012 superem os de 2011, passando a ser a maior epidemia registrada desde 1986.

Crescimento
O secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, explica que esse acréscimo após a descoberta de um novo tipo da doença é natural e acontece em virtude das pessoas não estarem imunes a ela, deixando-as mais suscetíveis à infestação. "Quem teve os soros anteriores não vai ter mais, fica sujeito apenas ao novo tipo. Mas, neste ano, a maior incidência foi do tipo 1, e não demonstrou muita agressividade".

Sobre o combate a doença, Arruda Bastos afirma que continuam as ações de mobilização e os trabalhos de capacitação dos profissionais da saúde, como médicos e agentes comunitários, também no Interior do Estado, visando a ampliação do plano de contingência nos municípios, além da aquisição de mais 12 carros para a frota do fumacê.

Ainda conforme o secretário, 70% dos casos diagnosticados estão dentro das próprias casas, sendo nesse ambiente onde deve ser feito a maior mobilização.

Combate
Conforme acrescenta, o combate à infestação predial depende do trabalho no dia a dia, dos agentes visitando os domicílios, e das pessoas em fazerem a sua parte na redução do foco do mosquito, como a limpeza de quintais, por exemplo. "Nosso plano de contingência contra a dengue já foi avaliado pelo Ministério da Saúde. Estamos entrando no fim do ano bem melhor que o ano passado e mais preparados para o próximo ano", acrescenta.

De acordo com o informe semanal, casos da dengue foram notificados em todos os 184 municípios do Ceará, neste ano, no entanto as confirmações ocorreram em 164 cidades (89,1%). A localidade com maior destaque é Fortaleza, com 36.953 registros, o que equivale a 76,8% de incidência da doença no Estado. Em seguida está Maracanaú, com um total de 2.162 casos e 4,5% de incidência.

Na Capital, os bairros da Secretaria Executiva Regional VI (SER VI) registraram o maior número de ocorrências do município, em 2012, com 8.856 casos até agora. No entanto, com 1.212 casos do início do ano até o momento, o São João do Tauapé, na SER II, é o bairro com a maior ocorrência da doença.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis