Barbalha (CE): Fotografia para estimular senso crítico

Cerca de 30 jovens de comunidades carentes desta cidade estão envolvidos em um ação que, através da fotografia, estimula o censo crítico sobre as mazelas sociais, direitos e deveres e identidade. O projeto "Olhares em Foco", promovido pela Child Fund, instituição internacional que dispõe de fundos destinados a crianças e adolescentes em situação de pobreza em todo o mundo, também está acontecendo simultaneamente em Aquiraz, Fortaleza e em outras localidades do Estado de Minas Gerais. Em Barbalha, os participantes fotografam locais, objetos e pessoas inseridas no contexto coletivo em que convivem.

Os temas relacionados à ética, cotidiano, cultura local e relações interpessoais são os mais frequentes. Diferentemente das outras propostas, os jovens direcionaram seus olhares de forma mais aprofundada e estão criando projetos autorais.

Até agora, a maior crítica é sobre a conservação do patrimônio histórico e artístico da cidade. Além das questões de acessibilidade, que revelam a preocupação dos jovens quanto aos problemas sociais, por meio de uma estética que se aproxima da fotografia na arte contemporânea.

Viagens
Para ampliar as temáticas e relacionar os participantes com outros cenários sociais, a ação está oferecendo viagens para outras cidades, como é o caso de Santana do Cariri e Nova Olinda. As oficinas acontecem até o próximo dia 28. Pioneiro, o projeto Olhares em Foco recebeu a adesão das famílias dos jovens participantes. No momento, estão sendo feitas as saídas fotográficas nas ruas da cidade.

Para distribuir as fotografias e trocar conhecimentos sobre as técnicas fotográficas, os jovens utilizam as redes sociais. A ferramenta está possibilitando a interação com grupos de oficinas de Fortaleza, Aquiraz e Minas Gerais. No Ceará, são cerca de 90 participantes.

Após essa etapa, os instrutores darão início aos processos de seleção e edição das fotografias, que irão compor a exposição "Olhares em Foco". A mostra local deverá acontecer no mês de outubro, e vai circular pelas três instituições parceiras, a Sociedade de Educação e Saúde à família (Sesfa), Sociedade de Benefício a Família (Sobef) e Sociedade de Apoio à Família (Soafa) e por galerias da região. Em um segundo momento, com a curadoria do renomado fotógrafo João Kulcsar, as imagens vão ser expostas nacionalmente. O plano é montar uma exibição pública que culminará com a junção de todos os grupos que compartilharam a experiência. A previsão é que os cliques sejam apresentados no Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza e Belo Horizonte.

Segundo o instrutor Flanklin Roosewelt Menezes de Lacerda, o "Olhares em Foco" aguça o conhecimento e revela o perfil reflexivo de cada jovem. "Essa é uma ação extremamente eficiente. Hoje, a fotografia está presente na vida desses jovens e demonstra as impressões deles sobre o que está ao seu entorno", revela, dizendo que a fotografia digital é uma linguagem fácil de ser trabalhada, já que permite o imediatismo do resultado.

Na produção das imagens, os jovens estão utilizando equipamentos semiprofissionais, doados por padrinhos estrangeiros. Todas as práticas são procedidas de debates sobre as imagens, onde os fotógrafos vão buscá-las através de técnicas e poéticas.

Já na edição, os jovens analisam o enquadramento, ângulos, foco e o motivo do clique. A produção atende aos critérios estéticos de avaliação das fotografias. Elas suprem as deficiências da oralidade e acabam trazendo à tona os desejos de mudança da realidade.

YAÇANÃ NEPOMUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis