Greve fecha agências e atinge bancos públicos com mais força no Cariri

A greve nacional dos bancários conta com boa adesão da categoria na Região do Cariri. Das agências bancárias em funcionamento nos municípios que compõem o triângulo Crajubar, estão paralisadas quase todas as agências pertencentes aos bancos públicos, segundo levantamento apresentado pelos líderes da categoria.

De acordo com Reginaldo Soares, diretor do Sindicato dos Bancários no Cariri, a paralisação da categoria na região não chegou ainda à rede particular de bancos, mas, segundo ele acredita, é uma questão de tempo.

Reginaldo estima que nos bancos públicos a paralisação é de 100%. “Hoje as pessoas que quiserem algum serviço bancário terão que recorrer a outras instituições”, afirmou, lembrando que na rede pública os bancos têm disponível apenas do atendimento eletrônico e para saques. “Em algumas agências não recebem depósito, apenas saques são feitos”, explica.

Particulares
O Sindicato dos Bancários vai intensificar a greve a partir de hoje para ampliar a paralisação também junto aos bancos particulares. “Esperamos que nesta quinta-feira os bancos particulares também possam aderir à paralisação, para assim fecharmos em 100% nosso movimento”, afirmou.

Sobre a greve, a diretoria do Sindicato dos Bancários vem informando que o movimento está reivindicando melhores condições de salário e trabalho. Dentre as reivindicações constam mais segurança nas agências bancárias com a instalação de portas giratórias e proibição de uso do celular no interior das agências bancárias.

Soares informa ainda que, segundo estimativa da liderança, no primeiro dia de greve mais de 50% das agências bancárias do Ceará paralisaram suas atividades.

Na Região do Cariri funcionam agências do Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Itaú, Bradesco, BIC e HSBC.

Os bancários reivindicam reajuste salarial de 10,25% (aumento real de 5%, piso de R$ 2.416,38, Plano de Cargos e Salários, proteção contra demissões imotivadas e fim da rotatividade dentre outros itens de uma pauta extensa.

Tarso Araújo

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis