Barbalha (CE): Profissionais de Odontologia do Cariri se reúnem na cidade

A Oficina de Monitoramento e Avaliação das ações desenvolvidas no CEO – Centro de Especialidades Odontológicas Regional, sediado em Juazeiro do Norte promoveu o evento em parceria com a secretaria de Saúde do municio de Barbalha.

O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira 19, no Cine Teatro Municipal Neroly Filgueira e contou com as presenças dos cirurgiões dentistas da Atenção Básica, coordenadores de Saúde Bucal e secretários de Saúde dos municípios de Barbalha, Granjeiro, Jardim, Juazeiro do Norte e Missão Velha, além da direção e os cirurgiões do CEO – Regional.

Na oportunidade, os profissionais da saúde bucal da região do Cariri, discutiram os protocolos clínicos de encaminhamento dos pacientes para um melhor aproveitamento das cotas municipais.

O monitoramento e avaliação das ações desenvolvidas junto aos municípios consociados foi o principal tema das discussões entre os profissionais da Saúde Bucal de Barbalha, Granjeiro, Jardim, Juazeiro do Norte e Missão Velha; além de debaterem sobre os protocolos clínicos de encaminhamento dos pacientes, para um melhor aproveitamento das cotas municipais.

Fortalecer o vínculo entre os dentistas da atenção básica, que são os dentistas dos PSF’s dos municípios da regional e os dentistas do CEO Regional que oferecem uma atenção secundária, esse também foi um dos principais assuntos do evento. “Se a gente não conseguir trabalhar em harmonia, não conseguir falar a mesma língua os serviços não terão sucesso, serão implantados diversos serviços e não terão ressolutividade e nem qualidade, a intenção é que os serviços sejam aprimorados e que as parcerias sejam aperfeiçoadas nos dois níveis de atenção, a básica e a secundária para que fortaleça a qualidade da odontologia na região do Cariri”, disse a Dra. Janini Rosas, diretora geral do CEO Regional.

Apara a secretária de Saúde de Barbalha, Jacqueline Cavalcante Sampaio enalteceu o evento por ser sediado em Barbalha, e disse que é importante todo trabalho que o CEO vem realizando com os seis municípios da 21ª CRESE vem capacitando os odontólogos para melhor encaminhamento dos usuários ao CEO em Juazeiro do Norte e através das discussões dos protocolos clínicos, ou seja, a maneira correta de encaminhar os pacientes ao CEO e, que, diminua o trânsito dos prontuários e a aumente a efetividade das referências e contra referências.

A secretária de Saúde de Juazeiro do Norte, Adilfa Garcia classificou o evento como importante porque o entendimento da saúde bucal hoje é feita de uma maneira harmônica porque sua coordenadoria lhe repassa tudo passo a passo. Mas esses entendimentos de como, os protocolos estão implantados e, se eles são funcionais, não está claro pra ela como gestora da saúde, mas como secretária entendendo esses passos ela pode contribuir fazer esse vínculo importante e harmônico entre atenção básica e o CEO, porque os protocolos existem agora eles devem ser colocados em prática, disse a Dra. Adilfa Garcia.

“É o que nós queremos fazer com que as coisas aconteçam corretas, corrigir todos os protocolos da odontologia como deve ser feito, e nós temos que dá mais resolutividade e encaminhamentos, somente o que é da atenção secundária, é o que nós odontólogos queremos nesse encontro, disse o Coordenador da Saúde Bucal do município de Barbalha, Dr. Raneaire Parente de Oliveira.

O Centro de Especialidades Odontológica em Barbalha realiza 450 atendimentos por mês, entre Endodontia, Próteses, Cirurgias e Periodontia. E o CEO de Juazeiro do Norte atende em média, 90 atendimentos nas diversas especialidades.

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis