Juazeiro do Norte (CE): Obras do aeroporto ainda sem prazo para conclusão

O Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, neste Município, continua sem empresa responsável para conclusão dos Módulos Operacionais Provisórios (Mops). A obra foi iniciada no ano passado, pela Eurobravi, e está com apenas 20% do projeto concluído.

A expectativa estava na nova licitação, em que apenas uma empresa se propôs a realizar os serviços, mas não atendeu a todos os requisitos exigidos. A Gmiesk, de São Paulo, ainda poderá recorrer. A obra dos módulos operacionais amplia a capacidade do equipamento, atualmente de 100 mil passageiros por ano, para 500 mil.

Serão construídas novas áreas de embarque e desembarque e haverá melhor infraestrutura de atendimento e novos banheiros, com o projeto aprovado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) ano passado, no valor de R$ 2,8 milhões.

Depois de reivindicações da população, empresários locais, e interferência do Ministério Público Federal e Estadual, para melhoria do aeroporto, em virtude do aumento da demanda de passageiros a cada ano, o empreendimento teve a área repassada do Estado para o órgão federal. O mais provável agora, segundo o gerente do aeroporto, Roberto Germano, é que ocorra a nova licitação, após a homologação, que ainda não chegou a ser concluída, em todos os procedimentos legais.

Caso tivesse concluído o processo licitatório, a previsão era de que as obras fossem retomadas em outubro próximo. A conclusão dos Mops aconteceria no primeiro semestre de 2013.

Os módulos operacionais ampliam a área do aeroporto em 1000m², com embarque de 600m² e desembarque de 400m². O projeto mais que duplica o espaço atual, de 950m². A média de fluxo diário chega a ser de 3.600 usuários.

De acordo com a gerência local, até o final do ano, a expectativa é fechar a movimentação de embarque e desembarque em cerca de 450 mil pessoas. O que deverá corresponder, em média, a 50% do número de usuários em relação ao ano de 2011. Com o fechamento da movimentação de agosto, esse número chega a 46,71%, com 306.624 pessoas.

Algumas adequações do espaço já existente foram necessárias para comportar a quantidade de passageiros dos voos de pouco mais de 100 pessoas. As áreas de estacionamento também não têm atendido à demanda de usuários do aeroporto. Ontem, foi realizada a Campanha Nacional da Multa Moral, no intuito de sensibilizar os motoristas sobre o uso correto das vagas nos estacionamentos. A ação já faz parte das atividades da empresa no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

No início deste ano, o aeroporto contava com o dobro de voos relacionados ao mesmo período do ano passado. O equipamento atende a uma demanda de público da região do Cariri e cidades interioranas de estados vizinhos como o Pernambuco e a Paraíba. A obra dos módulos deveria estar pronta em 150 dias. No local, foi feito apenas parte do piso e montada a estrutura metálica. A Infraero ultimou a rescisão do contrato com a Eurobravin para lançar o novo edital.

Adaptação
Segundo a avaliação da Infraero, além da construção dos módulos, haverá uma adaptação do atual terminal. O que acarretará num valor acima do previsto inicialmente na obra dos módulos.

O aeroporto regional já realizou algumas reformas para adequar o equipamento, por conta do pouco espaço voltado às áreas de embarque e desembarque, com ampliação da área interna e a inserção de empresas como as de locação de veículos, com boxes na área externa. O local hoje recebe nove voos diários. A cada voo o aeroporto fica com lotação esgotada. De acordo com Roberto Germano, o aumento no número de usuários tem sido acima da expectativa.

Movimentação
46,7 pontos percentuais mostram o crescimento do número de embarques e desembarques até agosto deste ano, em relação a igual período do ano passado

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis