Sindicatos preparam pautas no Cariri

Duas importantes categorias profissionais na Região do Cariri, no Sul do Estado, começam a se movimentar para suas campanhas salariais. Na cidade de Crato (504 km de Fortaleza), os comerciários já realizaram assembleia geral e tiraram a pauta de reivindicações para a campanha salarial de 2013.

Já os trabalhadores da indústria da Construção Civil, na vizinha Juazeiro do Norte (493 km de Fortaleza) marcaram para o próximo mês a primeira assembleia, onde serão discutidos os termos das negociações salariais.

Segundo José Cardoso, presidente do Sindicato dos Comerciários do Crato, os trabalhadores se reuniram e tiraram uma série de reivindicações, como o reajuste das perdas salariais de 15% e mais 15% para os trabalhadores que ganham acima do piso.

Outra reivindicação da categoria é o não funcionamento do comércio aos domingos, quebra de caixa e o pagamento rigoroso das horas extras. Este último ponto, lembra Cardoso, é uma das principais preocupações do sindicato. “Tem muitas empresas que infelizmente não querem pagar as horas extras dos trabalhadores”, afirma.

De acordo com o presidente, nesses casos, o sindicato está agindo com rigor e pedindo maior fiscalização do Ministério do Trabalho. O presidente do sindicato informou que está aguardando agora uma resposta do Sindicato dos Lojistas quanto as propostas feitas pelos trabalhadores.

Construção Civil
José Galdino, presidente do sindicato da Construção Civil, afirma que a entidade está discutindo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) o levantamento técnico das perdas salariais do último ano para poder fazer uma proposta aos setor patronal.

“Ainda não temos esse índice, mas o Dieese vai fazer um estudo e baseado nesse estudo faremos nossa proposta”, afirmou. Galdino lembrou ainda que na campanha salarial a ideia do sindicato é ampliar algumas conquistas conseguidas na campanha salarial passada.

“Queremos mais conquistas para os trabalhadores pois sabemos que o setor da construção civil vem passando por um bom momento e os trabalhadores devem ter parte do crédito pelo bom momento da construção civil”, afirmou.

Galdino disse que a categoria e o sindicato vêm ficando apreensivos com relação aos acidentes de trabalho. “Vamos fazer um trabalho mais forte nessa área, pois somente este ano, quatro trabalhadores morreram em Juazeiro”, afirmou.

Tarso Araújo

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis