Juazeiro do Norte (CE): Romaria aquece setor de serviços

Comércio em tempo de romaria neste Município é sinônimo de economia aquecida. Os setores formais e informais da economia, até o sábado experimentam o pico nas vendas, com os últimos dias da Festa de Nossa Senhora das Dores, Padroeira da cidade. Comerciantes apostam no aumento de até 40% das vendas a partir de hoje. 

A maior parte das vendas acontece neste período, principalmente com a chegada dos romeiros e também porque os fiéis deixam para realizar as compras quase na volta para casa. A romaria da "Mãe das Dores" foi iniciada no último dia 10. Mas desde o feriado da Independência, no último final de semana, que é constante a chegada de devotos na cidade, na segunda maior romaria do ano, que abre o ciclo das grandes comemorações religiosas na cidade. Os setores do comércio que mais vendem neste período é o de variedades e artigos religiosos. Além disso, os de confecções, calçados e alumínios também tem um aumento significativo nas vendas.

Promoções
Segundo a vendedora Adriana Alcântara, de uma loja de calçados populares da Rua São Pedro, a principal via comercial da cidade, as vendas a partir desta quinta-feira devem aumentar em mais de 40%. "É o período de fazer também promoções e colocar na frente da loja produtos que atraiam o romeiro", diz ela. Há ainda uma aposta no número maior de visitantes, em virtude do período de eleições. Muitas caravanas de romeiros vêm para Juazeiro com viagens patrocinadas por políticos de suas cidades, segundo a Igreja de Nossa Senhora das Dores. Para Adriana, é outro importante auxílio para os romeiros, porque sobra o dinheirinho para as compras.

A expectativa durante o período de realização da festa, até o próximo sábado, que será encerrada com a procissão alusiva à Nossa Senhora das Dores, no final da tarde, é que a cidade receba cerca de 400 mil romeiros. A maior parte das pessoas deverá chegar neste final de semana. Segundo o secretário de Turismo e Romaria, José Carlos dos Santos, o comércio informal chega a ser um dos mais aquecidos. Desde o último fim de semana, que centenas de vendedores informais invadiram as ruas centrais de Juazeiro, mesmo com o disciplinamento da administração local.

Ele afirma que são mais de três mil informais nas ruas, entre vendedores de Juazeiro do Norte e região, além dos Estados vizinhos, como Paraíba e Pernambuco. O Mercado dos Romeiros abriga cerca de 900 vendedores, que antes atuavam nas ruas São Pedro e Padre Cícero.

Vendas
40 por cento, em média, é o registro de aumento das vendas neste fim de semana, para alguns setores do comércio de Juazeiro

Mais informações
Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)
Avenida Padre Cícero, 576
Juazeiro do Norte - CE
Telefone: (88) 3512-6172

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis