Barbalha (CE): Governo do Estado entregará em breve duas importantes obras na cidade

Em breve o município de Barbalha será contemplado com duas importantes obras, trata-se da requalificação do Centro Histórico já em fase de conclusão e, a pavimentação asfáltica da estrada do Corredor dos Sabinos no distrito Estrela. As duas obras somam um montante em investimentos no valor de R$ 2, 3 milhões através da Scidades em parceria com a Prefeitura Municipal.

No centro histórico de Barbalha, as 20 ruas que compreendem o centro, estão com 90% das obras concluídas onde as mesmas estão padronizadas com o piso em paralelepípedo rejuntado, sinalização turística e rampas de acessibilidade, através do projeto Cidades do Ceará Cariri Central, em parceria com o Banco Interamericano do Desenvolvimento –  BIRD. O município se destaca por possuir vários prédios históricos como o Solar Maria Olímpia, Casarão da Cultura, Palácio 3 de Outubro e as históricas Igrejas da Matriz e de Nossa Senhora do Rosário, que atrai estudiosos de todo país, contando com cerca de 40 prédios históricos, da arquitetura do período colonial.

Um exemplo disso é o Palácio 3 de Outubro onde a Rua Edmundo Sá em frente ao referido prédio, passou pela requalificação, valorizando aquele patrimônio, como afirma o aposentado Expedito Figueiredo que mora em frente ao palácio, segundo ele, serviu de casa,câmara e cadeia e foi  construído por Dom Pedro II na época da grande seca que ocorreu em 1877.

Segue tramitando no IPHAN o processo de inventário e tombamento dos prédios históricos, o que irá enriquecer ainda mais o patrimônio arquitetônico do município.

No distrito Estrela, um sonho de 30 anos daquela comunidade começou a ser concretizado, através do Governo Municipal em parceria com a SCidades, já que os moradores reclamavam de uma estrada para o escoamento da produção agrícola e agora aquela referida rodovia que receberá o nome de Otávio Sabino Dantas comerciante de família tradicional, que teve seu nome colocado pelos serviços prestados naquela localidade.

Segundo o comerciante Francisco Cardoso, que mora na localidade há mais de 10 anos, a nova estrada trará maior investimento no escoamento da produção agrícola, o aumentará o fluxo de pessoas, o que trará novos clientes para o seu comercio comemorou.

A referida estrada recebeu serviço de terraplanagem, drenagem, sinalização horizontal e vertical, tem 1.400 metros de cumprimento, 7 metros de largura com 2 de acostamento e ligará o distrito estrela a CE 060 que liga Barbalha a Missão Velha.

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis