Juazeiro do Norte (CE): 600 veículos fazem procissão

Mais de 600 veículos de romeiros participaram da Procissão dos Carros, uma das maiores homenagens à padroeira de Juazeiro do Norte, Nossa Senhora das Dores. O evento antecede a grande romaria, que acontece no fim da tarde de hoje. É a festa de encerramento da segunda maior romaria da cidade, a da Mãe das Dores.

A comemoração teve início no último dia 2 de setembro, mas a chegada da maioria dos romeiros de todos os Estados nordestinos começou a ser registrada apenas a partir do último dia 10. Mais de 400 mil pessoas visitam a cidade neste período. Neste ano, haverá entrega de troféus e certificados, no III Prêmio Mãe das Dores, aos campeões de categorias diferenciadas.

Atração
A procissão dos carros se tornou uma das grandes atrações durante a romaria. Os fiéis da Mãe das Dores e do Padre Cícero aproveitam a carreata pela cidade para agradecer a recepção aos juazeirenses, pagar promessas ou simplesmente participar da festa coletiva, com passeio pela cidade. Sob um sol escaldante, homens, mulheres, crianças e idosos aguardavam nos veículos paus-de-arara ou ônibus, o começo do trajeto, que começa na Avenida Leão Sampaio, entrada de Juazeiro, por volta do meio-dia. Os carros ficam alinhados em alguns pontos e, em outros, se misturam ao trânsito normal.

Mesmo marcada para iniciar às 15 horas, os carros começam a sair apenas após as 16 horas, com a bênção do pároco da Basílica de Nossa Senhora das Dores, Joaquim Cláudio. Crianças, mulheres e adolescentes, em sua maioria, se aglomeram pelas ruas, ao lado dos veículos, para receber os bombons ofertados pelos romeiros.

A ornamentação começa a ser feita ainda pela manhã, com motivos relacionados à festa e o colorido especial. Os principais critérios para concorrer aos primeiros lugares são caracterização, ornamentação e animação. E isso é o que não falta aos romeiros, alguns deles acompanham o cortejo pagando penitência, jogando ao público quilos bombons.

A pernambucana Maria José Ferreira é uma delas. Há mais de dez anos, participa da festa e vai ao desfile de carros. Ao lado de companheiros de viagem, ela realiza a ornamentação do ônibus. Maria José diz que é uma forma de agradecer à cidade. Numa caixa dentro do carro, estão cinco quilos de bombons. Logo que os carros começam a sair, os pacotes são abertos para o público, que espera de fora ansioso pelos doces.

Premiação
O secretário de Turismo e Romaria, José Carlos dos Santos, afirma que as premiações para o caminhão, o ônibus e o carro pequeno mais decorados e animados seriam divulgadas durante a despedida do romeiro, que acontece a partir do meio-dia, com celebração do bispo diocesano, dom Fernando Panico.

A procissão da imagem de Nossa Senhora das Dores acontece a partir das 17 horas de hoje, com encerramento previsto para as 18 horas, com a bênção do santíssimo sacramento, na Praça do Romeiro. A saída será da Basílica.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis