Projeto da Universidade Federal do Cariri chega a mais uma comissão nesta segunda-feira

O Projeto de Lei que cria a Universidade Federal do Cariri, com sede em Juazeiro do Norte, chegará nesta segunda-feira a mais uma comissão técnica da Câmara dos Deputados. É a de Finanças e Tributação após ser aprovada, semana passada, pela Comissão de Educação e Cultura tendo como relator o deputado federal Ariosto Holanda. Antes, já tinha sido aprovado nas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público.

Restará ainda a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes da matéria ser colocada em votação no plenário da Câmara dos Deputados. A nova universidade vai ser integrada pelos campi de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato, que serão desmembrados da Universidade Federal do Ceará. Além disso, deverão ser criados novos campi nos municípios de Icó e Brejo Santo. A medida está prevista no Projeto de Lei 2208/11 enviado ao Congresso Nacional pela presidente Dilma Rousseff.

O relator anterior, deputado Ariosto Holanda (PSB-CE), elogiou a iniciativa observando que vai ofertar alternativas de ensino superior público, gratuito e de excelência além de promover formação técnica e tecnológica de boa qualidade. Para ele, condições essenciais ao desenvolvimento sustentável do País. Ademais, facultar o acesso a esse nível de ensino e formação também à população mais pobre o que significa assegurar de fato cidadania e equidade.

O Projeto de Lei prevê a oferta inicial de 27 cursos de graduação com meta do governo federal de atender 6.490 estudantes de graduação e pós-graduação. Para trabalhar na futura Universidade Federal do Cariri (UFCA), a matéria prevê a contratação de 197 professores, 212 funcionários de nível superior e 318 profissionais de nível intermediário. O projeto também cria 482 novos cargos de direção e funções gratificadas.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis