Iguatu (CE): Onda de assaltos amedronta moradores da zona rural

A falta de segurança pública nos centros urbanos do Interior do Ceará é evidenciada diariamente com o registro de ocorrências de assaltos e roubos praticados contra pessoas, lojas, agências bancárias, casas lotéricas, Correios e caixas rápidos.

O fenômeno crescente da insegurança vem ocorrendo também na zona rural. Por isso, moradores e comerciantes das vilas, dos distritos e das comunidades isoladas vivem assustados, pois estão sendo vítimas da violência na região.

As vilas rurais também vivenciaram um período de crescimento na última década. A população aumentou e houve a necessidade de abertura de lojas e de prestação de serviços diversos para atender às demandas dos consumidores. A expansão do serviço bancário, antes restrito às cidades, chegou aos distritos, com a instalação de postos avançados que realizam serviços diversos de pagamentos e recebimentos de dinheiro.

Tal crescimento populacional e a expansão do comércio não foram acompanhados, entretanto, por investimentos em segurança pública. Um exemplo ocorre na Vila São Pedro, na zona rural do Município de Jucás, localizado na região Centro-Sul, com mais de quatro mil habitantes. "Aqui não existe policiamento", lamenta o comerciante Raimundo Flávio Bezerra da Silva, que, no último Sábado de Aleluia, foi mais uma vítima da ação de assaltantes.

"Os bandidos atiraram contra mim, mas acertaram o freezer e depois dispararam pra cima e levaram todo o dinheiro que havia no caixa", contou Flávio Bezerra. A mulher dele, que estava no caixa no momento da ação dos assaltantes, ficou muito nervosa. "Não se tem mais a paz e o sossego que eram característicos das áreas rurais", observou o aposentado Francisco Ribeiro. "As casas tinham portas simples, mas agora são reforçadas com grades de ferro, e todos os moradores vivem preocupados e assustados quando passa um desconhecido", destaca.

No Mercantil Flávio, na Vila São Pedro, funciona há um mês o Correspondente Bancário, um posto da Caixa Econômica Federal que realiza serviços diversos: abertura de contas, empréstimos, pagamento de cartão de crédito, de boletos e duplicatas, de parcelas do Seguro Desemprego, aposentadorias e pensões, transferência e depósitos até no valor de R$ 1 mil.

Os assaltantes não esperaram sequer completar um mês de funcionamento e já agiram contra a unidade bancária. Há também um caixa fácil do Bradesco Expresso, instalado em uma loja de confecções.

Apesar do assalto do qual foi vítima, Flávio não pensa em pedir o cancelamento do contrato com a Caixa Econômica. "Não dá lucro, mas atrai clientes e existe a prestação de serviço para os moradores", observou. "Sem o caixa fácil, as pessoas têm de se deslocar para as cidades de Jucás ou Iguatu", completa.

Unidades fechadas
Anteriormente, funcionou na Vila São Pedro, no Mercantil Valdeci & Irmãos, uma unidade do Banco Popular do Brasil, no período de 2007 a 2010. "Resolvemos fechar com medo da insegurança depois que o Posto da Polícia Militar foi desativado e os policiais retornaram para Jucás", contou o lojista Francisco Valdeci de Souza. "Sem segurança, ficamos com medo e preferimos nos prevenir, pois, naquele tempo, ocorreram vários assaltos na região", diz.

O proprietário do Mercantil Leandro, no distrito de José de Alencar, na zona rural de Iguatu, José Leandro dos Santos, disse que a unidade do Caixa Fácil funciona há seis anos e, embora nunca tenha sido vítima de assalto, trabalha diariamente preocupado. "Com certeza, a nossa preocupação é grande. A gente vive com o coração na mão". Leandro lamenta a falta de policiamento permanente no distrito. "A segurança pública entrou em colapso e a gente só mantém o serviço pensando no benefício da população e no crescimento da vila", afirma.

Na região Centro-Sul, a Caixa Econômica Federal dispõe de dois Correspondentes Bancários, instalados na Vila São Pedro e no distrito de José de Alencar, na cidade de Iguatu. O geral da agência regional da CEF, Gleidson Custódio, disse que a questão da insegurança pública traz bastante preocupação.

Seguro
"Os benefícios sociais do governo e os distritos cresceram muito e, por isso, há necessidade de expandir a rede atendimento", explicou. "A Caixa orienta, mas a segurança privada é por conta do empresário". Custódio adianta que existe previsão de pagamento de seguro para ressarcimento de prejuízos em decorrência de roubo.

O comandante do 10º Batalhão Provisório de Polícia Militar de Iguatu, major Natanael Soares Cavalcante, que há um mês assumiu o comando do Batalhão, fala que há um esforço para levar policiamento para os distritos da região.

"Até o fim desde mês, vamos reabrir o posto da PM em José de Alencar e estamos estudando o caso da Vila São Pedro e de outros distritos", anunciou. "Precisamos melhorar o policiamento nessas áreas e, diariamente, já deslocamos motos e viaturas, mas a maior dificuldade ocorre nas localidades mais distantes das sedes das cidades", ressalta.

Mais informações
10º Batalhão de Polícia Militar
Telefone: (88) 3581.7550

Caixa Econômica Federal
Telefone: (88) 3582. 7200
Iguatu/CE

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis