Barbalha (CE): Prefeitos discutem ideias de reativar usina


Mostrar que é possível ressuscitar a cultura sucroalcooleira do Ceará, sobretudo, no Cariri – grande polo produtor e, também, pioneiro do Estado. A começar pela reativação da Usina Manoel Costa Filho, localizada em Barbalha, e inutilizada há sete anos. Essa é a principal razão do encontro da manhã de hoje, em Juazeiro do Norte, entre a direção da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida) e 30 prefeitos daquela região, alinhados na Frente Municipalista do Sul do Ceará (Frente Sul). 

Conforme o presidente da Unida, Alexandre Andrade Lima, é possível reconstituir (e até superar) todos os bons resultados da usina Manoel Costa Filho nas décadas de 1970 e 1980. “É viável economicamente reativá-la. Basicamente, é necessário agilizarmos a questão do leilão da Justiça do Trabalho”, confirma.

Segundo ele, outras sugestões também serão discutidas com os prefeitos como a compra da antiga produtora de açúcar e álcool pelo próprio governo estadual, cedendo a exploração para uma espécie de cooperativa que pagaria o investimento ao longo de um prazo determinado; da compra da usina por parte da Petrobras, que, conforme Alexandre, deve investir mais pesado no setor; e até da realização de uma Parceria Público Privada (PPP) para revitalizar a Manoel Costa Filho.

Ápice e declínio
Conforme o presidente da Unica, a usina de Barbalha chegou a ter capacidade de moagem de 400 mil toneladas de cana de açúcar, com sustentabilidade de 1,1 mil pequenos produtores. Nessa época, era responsável por 4% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado e, também, quarta maior arrecadadora local de impostos. Porém, nos anos seguintes, em virtude da falta de incentivos do governo, a queda foi bastante acelerada.

Esta não é a primeira movimentação na tentativa de reativar a usina. Em 2005, anos da última safra de cana, que chegou a ser de apenas 40 mil toneladas para serem utilizados principalmente nos engenhos de rapadura, o engenheiro agrônomo, Hilton Luís Lite Cruz apresentou ao governo estadual da época o projeto “Programa de Recuperação da Cultura Canavieira na Região do Cariri Cearense”. Em 2007, já no governo Cid Gomes, foram feitos mais estudos. 

Porém, o acúmulo de dívidas foi apontado como o principal obstáculo. “A usina Agrovale (BA) tem a maior produtividade do País, com 1,5 milhão de ton.; lá, chove metade que no Cariri. Há potencial para revitalizar a usina cearense”, diz Alexandre.

ILO SANTIAGO JR.
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis