Juazeiro do Norte (CE): Centro beneficia idosos de Juazeiro

Sendo o primeiro da região do Cariri, o Centro de Referência do Idoso (CRI) de Juazeiro do Norte, inaugurado em novembro de2011, está prestando serviços específicos para pessoas acima de 60 anos. Ao todo, cerca de 300 idosos frequentam o órgão para receberem consultas médicas e encaminhamentos para a realização de exames de saúde.

Além de participarem de atividades físicas, ocupacionais e culturais. O CRI foi instituído por meio do Projeto Conviver, elaborado pela Secretaria de Assistência Social Trabalho e Cidadania.

Por meio de um cadastro que contém todos os dados que identifica o histórico de saúde do idoso, eles escolhem as atividades que pretendem participar, de acordo com suas preferências. Semanalmente, são oferecidas oficinas teatrais, pintura e dança. A expectativa é de que, nos próximos meses, comecem as aulas de hidroginástica.

Já a equipe de assistência social é responsável pelas visitas domiciliares que são feitas com a meta de conhecer a relação do idoso com sua família. Um dos motivos da grande procura pelos serviços do Centro de Referência está relacionado à ausência de convivência dos idosos com suas famílias, muitos deles se sentem solitários. O abandono faz com que busquem a integração ao convívio social. Além dos 300 idosos atendidos pelo CRI, mais de 60 outros aguardam por uma vaga para participar das atividades.

O Centro de Referência do Idoso foi criado devido à necessidade de cuidar do bem estar desta parcela da população e de proporcionar um atendimento prioritário a pessoas da melhor idade. Como consequência, diminuir as extensas filas nos Postos de Saúde da Família (PSF) do Município.

Melhorias
Antes da inauguração do equipamento, o atendimento específico ao idoso era limitado e realizado na Secretária de Assistência Social. Para a aposentada Maria Luiza de Lima, 73 anos, o CRI proporcionou a ela a renovação de uma vida. "Eu gosto de participar dos eventos, eles me dão muita alegria e divertimento. No Centro, eu aumentei meus amigos, agora posso conversar mais. Mesmo depois da idade, posso dizer que eu renovei minha vida. Hoje, digo a minhas amigas que procurem o Centro também", conta a aposentada.

A previsão é de que, após a conclusão das oficinas, será lançado um livro sobre os relatos do Grupo Conviver até chegar a instalação do CRI. A publicação que será lançada em julho chama-se "Memorial de Experiências Vividas". De acordo com o articulador cultural do projeto, Lucion Caeira, o Centro deseja prestar um trabalho de conscientização sobre a importância do idoso.

"A gente vê que eles sentem que são acolhidos aqui, é como se fosse um porto seguro diante de tanta rejeição e discriminação social. Cada um de nossos idosos é revigorado e estimulado a enfrentar as dificuldades da vida", afirma.

Investimentos
Para a instalação do Centro de Referência do Idoso, foram destinadas verbas superiores a ordem de R$ 300 mil reais, em recursos próprios da municipalidade. O equipamento conta com maquinário adequado para a prática dos atendimentos de medicina geriátrica, enfermagem, psicologia, assistência e educação social, terapia ocupacional, fisioterapia e educação física. E ainda dispõe de piscina e salão de atividades.

Com as ações, o Centro pretende proteger os idosos contra a violência doméstica e também preveni-los da exclusão social, fortalecendo os vínculos e a convivência familiar e comunitária.

Entretanto, é importante destacar que o equipamento público não oferece os serviços de hospedagem para nenhum idoso. Aqueles que se encontram em situação de rua são encaminhados ao Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) da cidade.

Mais informações
Centro de Referência ao Idoso de (CRI) de Juazeiro do Norte
Avenida Monsenhor Esmeraldo, nº 300
Bairro Franciscanos
Telefone: (88) 3572.3900

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis