Assembleia aprova por unanimidade aplicação da Ficha Limpa no Ceará

Foi aprovado, por unanimidade, a proposta de emenda constitucional (PEC) que estende os efeitos da Lei Ficha Lima para a nomeação de cargos públicos comissionados nos três poderes do Estado.

O projeto de autoria do deputado Heitor Férrer (PDT), foi apresentado na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará a quase um ano e meio, e teve seu parecer revisto ontem, quando a Procuradoria da Casa decidiu pela sua constitucionalidade.

Para o presidente da Casa, deputado Roberto Cláudio (PSB), a PEC coloca a Assembleia na “vanguarda dos princípios modernos da administração pública”. Ele disse que se sente orgulhoso por estar no comando do Legislativo na legislatura em que os deputados aprovam a matéria.

A PEC da Ficha Limpa do Ceará segue os mesmos critérios da Lei Ficha Limpa em vigor no âmbito federal, resultado de um projeto de iniciativa popular. Com isso, fica vedada a nomeação ou designação para cargos daqueles considerados inelegíveis em razão de atos ilícitos. O texto inicial de Heitor Férrer dava conta somente dos cargos comissionados.

A procuradoria ampliou os efeitos da proposta, incluindo também a proibição da nomeação dos considerados “ficha suja” para integrar o Poder Judiciário, o Ministério Público, para compor o Tribunal de Contas do Estado e o dos Municípios e para listas tríplices submetidas a aprovação do Executivo.

Fonte: Ceará Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis