Crato (CE): Sest/Senat previsto para este mês

Em função da importância econômica do Cariri, do grande número de empresas do setor de transporte instaladas e do elevado fluxo de trabalhadores do transporte que transitam pela região, foi construída uma unidade do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) em Crato.

Com previsão de inauguração até o próximo mês, a unidade já iniciou suas atividades e, até o final deste ano, pretende atender a todos os trabalhadores dos modais de transporte, desde aqueles que exercem funções no transporte coletivo de passageiros, de cargas, aéreo, ferroviário até taxistas, mototaxistas e empresas de locação de veículos.

O fluxo intenso de profissionais dessas áreas na região faz com que o setor de transportes também impulsione outros segmentos no Cariri, onde proprietários de restaurantes, postos, pousadas e outros estabelecimentos podem contar com uma clientela assegurada.

Serviços
A unidade do Sest/Senat é a primeira na região do Cariri e a terceira a ser instalada no Ceará. Dentro da grade de atuação do Sest, estão sendo oferecidas ao trabalhador do transporte serviços de odontologia, oftalmologia, fisioterapia e psicológico clínico, além atividades culturais regionais e de esportes e lazer.

A unidade dispõe de duas quadras poliesportivas, dois campos de futebol society, salão de jogos, uma piscina poliesportiva e uma infantil. Já os serviços de lanchonete e restaurante serão terceirizados, e o processo de escolha da empresa está em fase de licitação. A estrutura de esporte e lazer será disponibilizada aos associados, de acordo com a agenda da unidade.

Com a nova unidade, o Sest/Senat pretende promover qualidade de vida aos trabalhadores do transporte, proporcionando-lhes atividades esportivas, culturais e de lazer. Além da prevenção de problemas relacionados às práticas da profissão, tais como os cuidados para evitar as doenças sexualmente transmissíveis, exploração de crianças e adolescentes, alcoolismo e uso de drogas.

Como também a oportunidade dos trabalhadores participarem de diversos cursos de capacitação profissional e de reciclagem sobre a legislação de trânsito. Todos os serviços de saúde do Sest/Senat ofertados pela unidade serão gratuitos para os trabalhadores do setor.

Cadastro
Já para a comunidade, serão cobradas taxas simbólicas que estão abaixo dos valores do preço praticado na região. Para utilizar os serviços, os usuários precisam realizar um cadastro em que deverão informar dados pessoais e da empresa onde eles trabalham. O cadastro é extensivo a dependentes dos trabalhadores.

Estima-se que existam aproximadamente 150 empresas que atuam no setor de transporte, nas três principais cidades da região do Cariri. Até agora, a unidade do Sest/Senat tem apenas 30 cadastros de trabalhadores. Entretanto, quando estiver em pleno funcionamento, a instituição deverá atender cerca de mil pessoas por cada mês.

Para dar a oportunidade aos associados para concluírem o ensino médio e fundamental, dependendo da demanda de usuários, a unidade do Sest/Senat vai oferecer Educação para Jovens e Adultos (EJA), cursos de educação a distancia (EAD) e o projeto Jovem Aprendiz que capacita adolescentes para a inserção no mercado de trabalho, em atividades do transporte. Nas oficinas, serão ofertados cursos práticos em mecânica e elétrica de veículos de pequeno e grande porte.

Nacionalmente, as atividades do Sest/Senat são disponibilizadas em quatro portes de unidades. A do Crato está na classificação B, que concentra atendimentos variados nos setores de saúde, esporte e lazer. De acordo com o diretor da unidade Crato, Hello Kalaman Alencar Liberal, a instituição vai contribuir para o desenvolvimento da região.

"É importante que a população busque nossos serviços. Com essa unidade, a gente pretende promover uma melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do setor e a qualificação profissional. Isso contribui para o desenvolvimento regional", revela.

Após a inauguração, a gestão da unidade vai buscar parcerias com os órgãos que regulamentam o trânsito para realizarem eventos que sensibilizem e mobilizem os trabalhadores do transporte a participarem das campanhas da instituição. Um dos programas já consolidados é o Comando de Saúde, que é realizado por meio de uma parceria com o Polícia Rodoviária Federal, visando a alertar os motoristas para os riscos e cuidados na condução de veículos. O projeto também terá atuação no Cariri.

Atuação
150 empresas, aproximadamente, atuam no setor de transporte nas três principais cidades que compõem a região do Cariri

1.000 pessoas é a expectativa de atendimento da unidade, que já conta com um cadastro de 30 trabalhadores

Mais informações
Sest/Senat
Avenida Padre Cícero, 4400
Bairro São José
Telefone: (88) 3523.3189

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis