Crato vai padronizar os táxis

Após a aprovação por decreto assinado pelo prefeito Samuel Araripe, o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) irá padronizar todos os táxis da cidade. O processo de padronização acontecerá em duas etapas, a primeira vai ser a adesivagem, os veículos passarão a ter a imagem do Soldadinho-do-Araripe, pássaro símbolo da região do Cariri, os brasões do Município e do Departamento de Trânsito, além da numeração do carro. Já a segunda etapa será a troca da cor dos táxis, que passará a ser prata. O padrão se tornará obrigatório a partir da troca do veículo.

O órgão só irá exigir a padronização da cor depois que os proprietários efetuarem as trocas de Alvará de Funcionamento.

Ao todo, no Município, existem cerca de 80 táxis regulamentados. No último mês de fevereiro, foram criadas mais 17 novas vagas, que serão ocupadas através de processos licitatórios. A padronização dos taxistas visa uma diferenciação dos veículos para melhor fiscalização dos órgãos competentes e para a segurança dos passageiros. Atualmente, os táxis da cidade são identificados somente pela placa de veículo de aluguel.

Após a aprovação da Lei Federal 12.468, que regulamenta a profissão de taxistas, o Demutran irá convocar a categoria para documentação dos veículose recebimento da autorização para a adesivagem. O layout dos táxis está sendo confeccionado. A arte é de autoria do ambientalista Weber Girão, que há mais de 14 anos pesquisa sobre o Soldadinho-do-Araripe. A padronização deverá ficar pronta até a julho, quando acontece a Expocrato, período em que a cidade recebe grande fluxo de turistas.

Para o coordenador de fiscalização de trânsito, Daniel Aquino, a medida vai facilitar a identificação dos táxis legais. "Os veículos que irão receber a adesivagem estarão passando por vistorias e só os que forem aprovados serão regulamentados". Com relação a implantação do taxímetro, o Demutran planeja instalar os equipamentos até o segundo semestre deste ano. A partir de hoje, uma equipe do órgão irá fazer a divulgação da implantação do sistema de estacionamento rotativo (zona azul), nas ruas do Centro da cidade.

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis