TJ informa que concurso para juízes no CE será finalizado até 2013

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) esclarece em nota divulgada nesta segunda-feira (26) que o preenchimento de vagas para juízes nas Comarcas do interior cearense será realizado apenas através de concurso público.

A informação é divulgada após sucessivas manifestações da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção Ceará) relacionadas à carência de magistrados, principalmente neste ano eleitoral.

Segundo o Tribunal, em novembro de 2011 foi publicado edital de abertura do concurso para Juiz Substituto, organizado pelo Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB) e supervisionado pela Comissão do Concurso, composta por membros da magistratura e representante da OAB/CE.

Todas as etapas do certame estão sendo desenvolvidas rigorosamente dentro do cronograma estabelecido no Edital, com a devida observância às garantias constitucionais do contraditório e da ampla defesa nas diversas fases.

A previsão do CESPE é de que a última etapa seja concluída em janeiro de 2013, quando os aprovados poderão, então, ser convocados.

Os recursos para suprir a demanda de juízes no Interior serão incluídos na Proposta Orçamentária de 2013, a ser encaminhada este ano ao Executivo.

"A Administração do Poder Judiciário estadual reconhece a difícil situação para o jurisdicionado e tem procurado formas de amenizar o problema, até que os novos magistrados sejam nomeados. Uma delas é a designação de juízes por meio de Portaria de respondência, para evitar que a comarca fique sem magistrado. Outra iniciativa é a extensão do Grupo de Auxílio para Redução do Congestionamento de Processos a Comarcas do Interior (8ª Zona Judiciária), cuja atuação resultou, em tempo recorde (9 de janeiro a 29 de fevereiro de 2012), na movimentação de mais de 1.700 processos", destaca nota do TJCE.

O Tribunal de Justiça do Ceará informa ainda que não de sua competência designar juízes da Capital para presidir pleitos eleitorais, prerrogativa esta conferida ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).

Fonte: Ceará Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis