'Preciso servir de exemplo', diz vencedora do Miss Surda Brasil


“Quando recebi a coroa de Miss Surda Brasil, sabia que a partir desse momento precisava servir de exemplo para os outros surdos”, diz a cearense de 25 anos Bruna Barroso, vencedora da primeira edição do Miss Surda Brasil realizado no último sábado (24), em Fortaleza. A jovem escolhida entre as 14 surdas candidatas ao título se prepara para fazer a primeira viagem internacional em julho, quando disputa o Miss Deaf World (Miss Surda Universo) em Praga, na República Tcheca.

Inspirada na modelo Giselle Bündchen e na ex-miss Ceará e organizadora do Miss Surda Brasil, Vanessa Vidal, a estudante de Libras e diretora social do Instituto Fellipo Smaldone contou em entrevista por e-mail ao G1 que já havia participado de outros concursos de beleza locais, mas realizou um sonho ao receber o título pioneiro. “Nunca havia participado de um concurso oficial e de tão grande repercurssão e me senti muito feliz por ter ficado em 1º lugar. Foi emocionante”, relata.

Questionada sobre a possível segregação que o concurso pode causar, Bruna garante que a competição é um meio de inclusão social: “Pelo que vivi nas aulas de desfile e ensaios realizados durante o concurso, posso garantir que este concurso não tem por objetivo segregar, mas sim estimular os participantes a competir com pessoas ouvintes em outros concursos e a fazer trabalhos como modelo e manequim”. Para reforça a ideia, a modelo diz já ter planos de se inscrever em outros concursos e levar o objetivo do Miss Surda Brasil adiante. “Sempre almejei galgar mais e mais espaço no mundo da moda para ajudar as pessoas surdas discriminadas e construir uma sociedade sem barreiras”.

Uma semana após participar do desfile, Bruna foi convidada para participar de eventos como lançamentos de bandas e conceder entrevistas. “Quero, agora participar do Miss Universo, mas aproveitarei bem todas as oportunidades que surgirem”, afirma. Assim como as modelos que buscou inspiração, Bruna também quer servir de incentivo para outras garotas surdas: “Quero mostrar que as pessoas que se sentem limitadas devem correr atrás dos seus ideais. E que as jovens lindas do Brasil venham participar do próximo Miss Surda, pois vale a pena viver esse sonho!”.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis