Cine Ceará vai a 15 Municípios

O Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema, realiza a partir de hoje, e até o dia 12 de abril, a mostra Cine Itinerante 2010. Nesta edição, serão contempladas as cidades de Itapipoca, Paracuru, Maranguape, Aquiraz, Maracanaú, Campos Sales, Brejo Santo, Iguatu, Icó, Limoeiro do Norte, Russas, Quixeré, Jaguaruana, Aracati e Cascavel. Serão exibidos cinco curtas-metragens premiados na última edição do Festival e durante a Semana Santa será mostrado o longa-metragem "Milagre em Juazeiro", dirigido por Wolney Oliveira.

Os curtas-metragens que serão apresentados são: "A Casa das Horas", do diretor cearense Heraldo Cavalcanti; "Doce de Coco", do também cearense Allan Deberton. Este já participou de 43 festivais de cinema no Brasil e em vários países das Américas, Europa e África e já ganhou 24 prêmios em diversas categorias. A "Casa das Horas" teve participação em 20 festivais, ganhando cinco premia-ções como melhor filme. O curta-metragem de Heraldo Cavalcanti inclusive ganhou o prêmio de Melhor Filme no Palm Spring Shortfest, considerado o principal festival de curtas-metragens dos Estados Unidos.

No festival de curtas-metragens de Palm Springs, o segundo colocado foi o curta "The Shore", que ganhou o Oscar de Melhor Curta-metragem da Academia de Cinema de Hollywood. Os outros três curtas-metragens que serão exibidos são: "Fábula das Três Avós", do paulista Daniel Turini; "O Céu no Andar de Baixo", do mineiro Leonardo Cata Preta; e "O Plantador de Quiabos", do Coletivo Santa Madeira, de São Paulo.

O Cine Itinerante 2012 é uma realização da Associação Cultural Cine Ceará, viabilizado com recursos do SIEC - Sistema Estadual de Cultura da Secult - Secretaria de Cultura do Estado do Ceará através das empresas Lojas Macavi, Thermus Service e Ibyte. Conta com o apoio da Universidade Federal do Ceará através da Casa Amarela Eusélio Oliveira. As projeções acontecem em praças públicas, escolas municipais e ginásios poliesportivos, abertos ao público.

A mostra conta também com a parceria das Prefeituras dos Municípios contemplados que disponibilizam hospedagem para a equipe e as cadeiras que são levadas para a acomodação do público nos locais de exibição.

A mostra tem início em Itapipoca, hoje, e prossegue em Paracuru, amanhã; Maranguape, dia 28; Aquiraz, dia 29; Maracanaú, dia 30; Campos Sales, dia 2 de abril, Brejo Santo, dia 3; Iguatu, dia 4; Icó, dia 5.

Em Limoeiro do Norte, será dia 7; Russas, dia 8; Quixeré, dia 9; Jaguaruana, dia 10; Aracati, dia 11, e se encerra em Cascavel no dia 12 de abril.

O diretor da Casa Amarela Eusélio Oliveira/ UFC, Wolney Oliveira, é o diretor executivo do evento e o coordenador do Cine Itinerante 2012 é o realizador de animações Telmo Carvalho. Além das projeções a equipe também filma e fotografa o evento, que é totalmente gratuito.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis