Mensagem de rádio para Perez gera suspeita de favorecimento a Alonso

Fernando Alonso contrariou as apostas e conseguiu a 28ª vitória de sua carreira neste domingo no GP da Malásia. Mas, a exemplo do GP da Alemanha de 2010, o triunfo do espanhol ficou manchado por uma mensagem de rádio ao piloto que disputou a liderança com ele.

Desta vez, a “vítima” do rádio foi Sergio Perez, da Sauber, equipe que usa motores Ferrari. Faltando sete voltas, o mexicano colou em Alonso e tentou a ultrapassagem. Foi quando recebeu uma mensagem vinda dos boxes.

“Checo, tome cuidado. Precisamos dessa posição”, disse o rádio da equipe. Na sequência, Perez escapou em uma curva, saiu da pista e perdeu a chance de brigar pela liderança com Alonso.

A mensagem suspeita da Sauber repercutiu rapidamente na imprensa e nas redes sociais, alimentando suspeitas sobre uma possível manipulação de resultados, supostamente combinada entre as parceiras Ferrari e Sauber.

Afinal, a escuderia italiana já se envolveu em mais de um episódio semelhante. O primeiro foi em 2002, quando Rubens Barrichello deixou Michael Schumacher passar para vencer o GP da Áustria.

Em 2010, no GP da Alemanha, Felipe Massa liderava a prova seguido por Alonso, quando veio a fatídica mensagem: “Fernando está mais rápido do que você”. O espanhol conseguiu a ultrapassagem e venceu a prova.

Na entrevista após a corrida, Perez falou sobre o erro cometido, sem citar a mensagem de rádio: “Perdi o controle do carro e perdi a chance de lutar pela vitória. Sabia que precisaria ser rápido para ultrapassá-lo, mas meus pneus estavam muito degradados. Estava tentando achar um jeito de me aproximar, mas abri muito a curva, bati na zebra molhada e tive sorte de não ter abandonado”.

Chefe da equipe suíça, Peter Sauber negou qualquer tipo de manipulação: “Dissemos para ele tomar cuidado, que precisávamos do resultado, porque atrás da gente todos os nossos concorrentes marcaram pontos. Isto é um um mal-entendido”, esclareceu o dirigente, que negou ter feito algum contato com a Ferrari durante a corrida.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis