CE: Faltou treinamento aos fiscais, reclama professor


Depois de um sábado marcado pela correria para chegar a tempo aos locais de prova, o início das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi tranquilo em Fortaleza (CE) neste domingo. Apesar disso, alguns professores que acompanhavam o processo reclamaram da organização do exame.

Segundo o professor Teixeira Junior, funcionário de uma rede de ensino privada da capital, faltou treinamento aos fiscais na capital cearense. "Ontem um aluno nosso entrou, sentou na carteira e recebeu a prova. Só depois os fiscais vieram dizer que ele estava desclassificado por que estava com o relógio no pulso. Por que não avisaram antes do início?", criticou. Os portões fecharam pontualmente às 12h no Colégio Ari de Sá Cavalcante e nenhum candidato chegou nos quinze minutos anteriores ao início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entre os professores que faziam torcida do lado de fora das unidades a avaliação é de que os candidatos aprenderam a lição com os transtornos de ontem, quando muitos alunos chegaram após o horário.

No entanto, para a professora Francisca Diógenes a manhã de hoje foi de nervosismo. O filho dela, de 16 anos, perdeu a identidade ontem na escola onde presta o exame. "Tentei ir a noite na delegacia pra pedir o Boletim de Ocorrência, mas só consegui hoje pela manhã", disse Diógenes. Os policiais civis do Ceará (inspetores e escrivães) estão em greve desde o dia 15 deste mês e, por isso, na maioria das delegacias do Estado não há atendimento a população.

Recorde de inscritos
Mais de 5 milhões de candidatos se inscreveram para participar da maior edição do Enem desde a sua criação, em 1998. No sábado, primeiro dia do exame, os candidatos responderam a questões de Ciências Humanas e da Natureza. De acordo com o MEC, o primeiro dia registrou uma abstenção nacional média de 25,29%. Neste domingo, as provas são de Matemática e Língua Portuguesa, além da redação.

A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública.

Em 2012 a prova terá duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis