Romaria movimenta economia de Juazeiro antes mesmo de começar

A Romaria de Finados começa a atrair fiéis a Juazeiro do Norte e movimentar a economia local antes mesmo de seu início. A peregrinação é a maior do calendário da cidade, programada para ter início oficialmente em 29 de outubro, mas a rede hoteleira já está com larga taxa de ocupação.

Cerca de 700 mil pessoas devem passar por Juazeiro do Norte de 29 de outubro a 2 de novembro, conforme estimativa de Secretaria Municipal de Turismo e Romarias. Este é o período oficial da peregrinação, mas logo no início da semana os romeiros já são vistos na cidade. Nos hotéis, nesta segunda-feira (24), a taxa de ocupação varia de 70% a 100%.

Os três principais hotéis de Juazeiro do Norte estão com fluxo de visitantes acima da média. O Hotel Verdes Vales, com 150 apartamentos, está hoje com uma ocupação em torno de 70% - o maior hotel da cidade. Já o Hotel Panorama tem 75 apartamentos e uma ocupação atualmente de 99%. Outro hotel da cidade, o Ingra, tem 100% dos 77 apartamentos hoje ocupados. As diárias variam de de R$ 99,00 a R$ 150,00 a diária.

O secretário de Turismo de Juazeiro do Norte, José Carlos dos Santos, lembra ainda que os romeiros também optam por outros tipos de hospedagem, mais baratos e mais populares. "A maioria dos romeiros se hospeda em ranchos ou hospedagem domiciliar", conta.

Os ranchos são sítios localizados na cidade e em municípios vizinhos, adaptados para receber visitantes no período. Já na hospedagem domiliar os romeiros ocupam imóveis normalmente usados como residência.

Juazeiro do Norte vem se preparando em uma série de ítens para a romaria. Na cidade o comércio informal também cresce no período. No Centro de Apoio ao Romeiro, na localizado na praça Nossa Senhora das Dores, 1.050 boxes devem funcionar para a venda de artigos religiosos, artesanato e alimentação, conforme José Carlos.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis