Crato promove Festival Cariri da Canção hoje

Começa hoje etapa nacional do Festival Cariri da Canção. Ao todo, serão 24 concorrentes que irão disputar a classificação. Apenas 12 deverão participar da finalíssima que acontecerá no próximo sábado. O Festival reunirá, a partir de uma programação diversificada e dinâmica, artistas e personalidades do mundo da música em nível nacional. 17 dos musicistas e compositores que participam da programação vieram de outros Estados.

A meta é gerar um intercâmbio e ações culturais nas principais cidades da macrorregião Cariri/Centro-Sul. Este ano, o Festival surgiu da iniciativa de fortalecer o turismo cultural e de conhecimento do Nordeste. Mesmo acontecendo em um período de baixa estação turística, a festa já se configura como o maior evento da música no Cariri. Consegue reunir, por noite, mais de duas mil pessoas.

Vitrine
O Cariri da Canção serve de vitrine para divulgar os músicos da região. Incentiva a produção local em maior escala, cria ideias de novos arranjos e resgata a essência da música regional. Considerando a abrangência do festival, a edição de 2011, recebeu mais de 250 inscrições de músicos de todo o País.

Além das apresentações artísticas, o Festival se propõe a desenvolver uma série de eventos paralelos, como oficinas de capacitação nos diversos seguimentos da música, palestras e vivências que possam dar suporte à continuidade e a evolução do movimento musical na Região do Cariri.

A história do festival começou na década de 80, quando era realizando, no Crato, o Festival Chapada Musical do Araripe (Chama). Este evento consagrou músicos como João do Crato, Luiz Carlos Salatiel e Cátia de França.

Após 16 anos, a maior festa da música da região foi repaginada e hoje, em sua IV edição, que é promovida pela Prefeitura do Crato, com realização da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e Sociedade Cariri das Artes, apresenta uma nova roupagem.

Para a secretária municipal de Cultura, Danielle Esmeraldo, a cena da música local se transformou. "Desde que esse festival vem acontecendo, a gente percebe que o mercado da música regional está despontando pelo Brasil afora e isso é fundamental para o crescimento dos nossos artistas", afirma.

O diferencial do Festival Cariri da Canção é a mistura de estilos envolventes. As canções classificadas são cantadas nos ritmos da música popular brasileira, pop rock, forró, jazz que se fundem com a tradicional música regional.

Os artistas tentam concorrer e se sobressair do movimento musical de massa. Durante os três dias da etapa nacional, todos os músicos serão analisados por um júri técnico, formado por profissionais da música de renome regional ou nacional, que avalia o potencial de cada artista. Após as eliminatórias, haverá shows de artistas locais, como Suzane Lucas, Dudé Casado, Tradução Cariris, entre outros nomes.

Incentivo
Segundo o jurado Antônio Queiroz, o festival é uma das ferramentas culturais de incentivo aos novos e já consagrados nomes da música regional. "Vemos nesse espaço, a ampliação de novos horizontes para os músicos que enfrentam a falta de espaço no mercado por não fazer parte dos seguimentos massificados. Quem faz esse tipo de trabalho autoral merece mais que reconhecimento", considera ele. Na etapa estudantil que aconteceu entre os últimos dias 20 e 22, com a participação de 20 músicos, o grande vencedor foi Hermano Morais, de Juazeiro. Na categoria compositor e como melhor intérprete, Ana Paula Nogueira levou a melhor. Entre os dez finalistas, estavam crianças, adolescentes e adultos inscritos nas instituições escolares do Cariri.

Participação
250 Músicos de todo o País se inscreveram no Festival Cariri da Canção, edição 2011. Ao todo, serão 24 concorrentes que irão disputar a classificação. Apenas 12 participarão da final dia 29

MAIS INFORMAÇÕES
Centro Cultural do Araripe (Reffsa), Rua Teopisto Abath, S/N
Crato - Região do Cariri
Telefone: (88) 3523.2365

Yaçanã Neponucena
Repórter

Fonte: Diário do Nordeste

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis