URCA em foco

URCA representada na I Feira do Conhecimento de Barbalha
A Reitora da Universidade Regional do Cariri (URCA, Professora Otonite Cortez, participou da abertura da I Feira do Conhecimento, no município de Barbalha, encerrada na noite de ontem. Ela esteve na abertura da Feira, representando o Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (SECITECE), Professor René Barreira.

O evento, que teve como tema Turismo e Erradicação da Pobreza, contou com experiências exitosas nesses setores de mais de 30 municípios do Brasil.

O trabalho foi desenvolvido por meio de parceria de diversos setores da iniciativa pública, privada, terceiro setor e o Programa das Nações Unidas (PNUD), sendo Barbalha um dos quatro municípios do Brasil a participar da iniciativa junto às Nações Unidas. A URCA apresentou o Projeto do Geopark Araripe, durante a Feira do Conhecimento.

Reitora empossa novos professores efetivos da URCA
A Universidade Regional do Cariri (URCA) recebe mais 10 professores em seu quadro de efetivos, que passaram pelo último concurso realizado voltado para a Instituição. A Reitora da URCA, Otonite Cortez, deu posse aos novos docentes, abordando a trajetória da Universidade nos seus 25 anos de criação e o que permeou o processo de criação da Instituição.

A Reitora destacou a importância da URCA no atual contexto da regional, dentro do processo de desenvolvimento. Atualmente a Universidade recebe estudantes de 90 municípios, incluindo estados além do Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, dentre outros, sendo a única regional com esse perfil no Brasil.  Diretores de centro, Pró-Reitores, Diretora da Divisão de Pessoal, Francy Lobo, e o Vice-reitor, Patrício Melo, participaram da solenidade de posse.

Mais dois docentes, que passaram pelo concurso de professores efetivos da URCA tomarão posse em data a ser marcada. A nomeação dos professores aconteceu no último dia 12 de setembro deste ano, com publicação no Diário Oficial do Estado em 17 de outubro último.

Os novos professores a ingressarem na Universidade vão assumir cargos em vários departamentos da Instituição. São eles: Luís Abel da Silva Filho -, Economia; Edivone Meire de Oliveira – Educação; Leandro de Oliveira – Ciências Sociais; Jerônimo Vieira de Lima Silva – Artes Visuais e Teatro; Átila Ribeiro de Sousa Regiani – Artes Visuais e Teatro; Cristina Antonioevna Dunaeva – Artes Visuais e Teatro. Além deles, os professores Pedro José Rebouças Filho, para o Departamento de Economia e Kátia Pires do Nascimento, de Matemática. Ainda tomarão posse os docentes Nagilane Parente Damasceno e André Álcman Oliveira Damasceno.

URCA realiza comemorações pelo Dia do Servidor Público e Professor
A Administração Superior da Universidade Regional do Cariri (URCA) realiza neste dia 27, a comemoração do Dia do Servidor Público e dos Professores da URCA, com programação a ser iniciada às 8 horas, com solenidade de abertura, na Universidade. Das 9 às 16 horas serão realizadas oficinas, prestação de serviço e atividades culturais. As comemorações serão encerradas às 19 horas, com uma missa em ação de graças, jantar comemorativo e show musical.

XIV Feira de Iniciação Científica da URCA leva ciência até a praça
A ciência vai à praça. Esse foi o mote para o encerramento da XIV Semana de Iniciação Científica, realizada na Universidade Regional do Cariri (URCA), com a participação de mais de 500 inscritos da Instituição e cursos da região, além de mais de 500 trabalhos. Ontem, uma tenda foi armada na praça da Sé, em Crato, com experiências vivenciadas pelos alunos dos cursos de Biologia, Educação Física e Matemática da universidade. Além deles, a presença de integrantes do projeto Geopark Araripe.

A Semana de Iniciação Científica da URCA foi cadastrada como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento foi realizado por meio da Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da URCA, iniciado no último dia 17, com abertura no Salão de Atos da Instituição, no Campus do Pimenta., pela Reitora Professora Otonite Cortez, e a Pró-Reitora, Professora Arlene Pessoa.

A Universidade vai à praça com ações de pesquisas desenvolvidas pelos alunos da Instituição. E o resultado desse trabalho chamou a atenção da população, especialmente das crianças, através das atuações lúdicas dos acadêmicos, levando o conhecimento de forma divertida e atrativa. A Reitora destaca o momento de amadurecimento que a URCA se encontra, no que diz respeito à pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento regional. A Pró-reitora Arlene Pessoa diz que a Semana de Iniciação Científica é um importante estímulo à pesquisa na Universidade.

A XIV Semana de Iniciação Científica contou com a apresentação de trabalhos orais, nos campi Crajubar e Pimenta I; palestras sobre Ética e Pesquisa – ministrada pela Dra. Vitória Nicássia Sousa Félix; palestra sobre Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável, ministrada pela Dra. Arlene Pessoa. Também foi ministrada palestra sobre o Geopark Araripe e Espaços Territoriais Protegidos – estratégia de desenvolvimento sustentável para o Araripe; exposição de pesquisa e resultados com acompanhamento de pesquisadores para explicações e apresentação, com três stands. A Semana de Iniciação Científica ainda contou com oficinas de reciclagem de papel, reaproveitamento de garrafas PET, produção de sabão, composteira, réplica de Fósseis.

Professor do Curso de Artes Visuais inaugura exposição no Sesc Crato
O Centro de Artes Violeta Arraes convida a todos visitarem a exposição "Mu.Re.", do professor-artista, Átila Regiani, do Curso de Licenciatura Plena em Artes Visuais. Aberto ao público desde o dia 11 de outubro, o "Mu.Re." é um projeto artístico que adota o formato de museu. Seu acervo está em constante atualização e é composto de obras de arte que podem ser refeitas ou rematerializadas.

O Mu.Re. toma o gesto de apropriação, intervenção ou deslocamento destas obras e direciona-o a objetos industriais idênticos, com o intuito de rematerializar reconhecidas obras de arte contemporânea. O projeto Mu.Re. também pode ser rematerializado, seu caráter é expansivo e prevê a abertura de filiais do Mu.Re. em qualquer cidade.

Serviço
Exposição "Mu.Re."
de 11 de outubro até 28 de outubro de 2011
Local: SESC Crato - Rua André Cartaxo, 443 - Tel: (88) 3523-3111
Artista: Átila Regiani
Curadoria: Ruth Sousa 

Fonte: Com informações da assessoria de imprensa da URCA

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis