Oposição chama de afronta visita de Orlando Silva à Câmara


Os líderes do DEM e do PSDB criticaram nesta terça-feira (25) a ida do ministro do Esporte, Orlando Silva, à Câmara dos Deputados para falar sobre a Lei Geral da Copa. Acusado de envolvimento em um esquema de desvio de verbas na pasta, esta é a segunda vez que o ministro vai à Casa –ele também esteve no Senado na semana passada.

“A sua visita é uma afronta, o senhor não deveria estar sentado na cadeira de ministro”, disse o deputado ACM Neto (DEM-BA). “Sua vinda aqui na semana passada foi uma afronta ao Congresso. Nesta semana é uma afronta ao Brasil. O povo brasileiro quer o senhor longe das discussões sobre Copa do Mundo.”

O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), também chamou a presença de afronta e disse que o governo quer dar uma “impressão de normalidade que não existe”. O líder do PT na Casa, Paulo Teixeira (SP), afirmou que as críticas da oposição têm "motivação eleitoreira" e que as acusações "são uma inversão de papéis porque quem está atacando são aqueles que devem satisfações pelo que fizeram com o dinheiro público”. O petista disse ainda que o assunto da audiência de hoje será a Copa do Mundo, e não uma  “plataforma de ataque para a oposição”.

Ao tomar a palavra, Orlando Silva não respondeu às criticas da oposição e começou a falar sobre a Copa do Mundo. O ministro participa de uma audiência da comissão especial que analisará o projeto de Lei Geral da Copa –um dos principais pontos de confronto entre o governo brasileiro e dirigentes da Fifa e da CBF.
Mais cedo, Silva foi ao microblog Twitter para indicar a estratégia que usará ao falar na Câmara: focar na Copa do Mundo para desviar das denúncias de desvio de verbas públicas para abastecer um suposto caixa dois eleitoral do seu partido, o PCdoB.

“Assinei agora acordo de cooperação entre Ministérios do Esporte, Meio Ambiente e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente- Pnuma”, escreveu.  “O acordo servirá para apoiar a implantação de um programa de sustentabilidade ambiental para a Copa do Mundo. Será a mais verde das Copas.”

Aliados do ministro dizem que o depoimento servirá para acelerar uma agenda positiva após as denúncias do policial militar João Dias contra sua gestão. Dias também falará a uma comissão da Câmara.

Nesta terça-feira, reportagem do jornal “Folha de S.Paulo” informou que o ministro ajudou uma ONG do denunciante apesar de terem sido detectadas irregularidades no convênio com o governo.

Fonte: UOL Notícias

Conta Premium Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis