Romaria de Finados espera receber 500 mil devotos


A cidade começa a receber os fiéis do Padre Cícero para a celebração da Romaria da Esperança, popular Romaria de Finados. Estão sendo esperadas cerca de 500 mil pessoas na cidade até o dia da celebração final, 2 de novembro, com o foco das homenagens ao Padre Cícero, segundo a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Romaria da cidade.

A abertura oficial acontece hoje, às 19 horas, na Praça do Romeiro com missa, após a caminhada da esperança, saindo do Horto. Desde o começo da semana, que Juazeiro do Norte começou a registrar movimentação, que começou a se intensificar a partir desta sexta-feira. A Romaria de Finados começou com incentivo maior do Padre Cícero, com grande crescimento após a sua morte.

O processo de organização da celebração romeira inclui desde o esquema de segurança, com cerca de 350 homens, incluindo Guarda Municipal e Polícia Militar, ao trabalho de atendimento nas áreas da saúde, com postos em pontos estratégicos da cidade, ação social, dentre outros serviços.

Segundo o presidente da Comissão Permanente das Romaria, Cláudio Luz, será fortalecido o efetivo da Polícia em relação à romaria do mês de setembro. De acordo com ele, praticamente não foram registrados furtos em área de maior incidência, a exemplo das proximidades do Museu São José, na rua do mesmo nome. Ele afirma a continuidade de agentes da Polícia no local.

Em relação aos espaços das ruas, que pela primeira vez numa grande romaria houve a desocupação das barracas de vendedores, haverá a continuidade de serviços de fiscalização para coibir a venda de produtos. Desde o primeiro semestre, os vendedores que ocupavam os principais espaços, como o final da Rua São Pedro e a Rua Padre Cícero, foram deslocados para o Mercado dos Romeiros, após a Praça do Romeiro.

Boxes
No local, estão instalados mais de mil boxes. "Foram desocupadas oito ruas, mas não pudemos evitar a continuidade de barracas em espaços como nas proximidades do Socorro, e também nos Franciscanos, já que são locais tradicionais de ocupação nesta época do ano", explica.

Durante a Romaria de Finados, os hotéis passam a ter ocupação antecipada e os ranchos são solicitados com bastante antecedência. É a única data romeira, que mesmo sendo por menos dias de ocupação na cidade, as hospedagens se estendem para os bairros. Os estacionamentos passam a ser uma grande preocupação, principalmente no Horto. Segundo o padre José Venturelli, está se buscando um alternativa para o local onde ficam estacionados os ônibus. Mesmo sendo um espaço gigantesco, se tornou insuficiente para os ônibus e caminhões paus-de-arara que chegam ao local nesta época.

O túmulo do sacerdote, na Capela do Socorro, é o espaço mais visitado neste período do ano. No local, os romeiros depositam objetos pessoais, deixam suas ofertas. O Santuário dos Franciscanos, além do Horto, é um dos espaços sagrados tradicionais de visitação romeira. No local tem as atrações do passeio das almas e diversas celebrações durante o dia, a partir das 5 horas. O buzinaço dos caminhões fazem parte do ritual de chegada dos peregrinos.

Participação
Este ano, o administrador e reitor do Santuário, frei Raimundo Barbosa Filho, afirma que receberá no local 28 sacerdotes, teólogos, e 150 leigos estarão auxiliando no processo de organização. São milhares de pessoas que se dirigem ao local. O passeio das almas, caminho percorrido todos os anos, por grande parte dos visitantes, passou a ser um ritual durante o período, em que os fiéis fazem o percurso no entorno do santuário sob os arcos dos franciscanos. Além disso, como é uma época de muito calor os romeiros aproveitam para se refrescarem na fonte água onde há imagem de Nossa Senhora, no pátio do santuário.

A dramatização e as liturgias serão realizadas todos os dias. Este ano, haverá a celebração do terço luminoso, a Via Sacra, construída no local, e a Celebração da Esperança, à noite. Na Basílica, serão realizados os ofícios a partir das 5 horas. No Círculo Operário São José será realizado o Cine Romeiro, a partir das 10 horas, iniciando com a exibição dia 20 do filme "Cícero, o Padre Santo".

O show do chapéu acontece na Praça do Romeiro, a partir das 20 horas. No domingo, haverá a celebração dos 40 anos de sacerdócio de dom Fernando Panico, às 19 horas, com a presença de todas as paróquias, na Praça do Romeiro.

MAIS INFORMAÇÕES 
Secretaria de Paróquia
Rua Padre Cícero, 147
Centro, Juazeiro do Norte (CE)
Telefone: (88) 3511.2202

Elizângela Santos
Repórter

Fonte: Diário do Nordeste
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis