Crato (CE): MEC formalizará curso de Medicina

A certificação para o funcionamento de um curso de Medicina neste Município deverá ser apresentada pelo Ministério da Educação (MEC) até a próxima sexta-feira (22). Na semana passada, o processo relativo ao pedido apresentado pela Prefeitura com tal finalidade foi encaminhado ao Ministério da Saúde objetivando a realização de uma nova inspeção na cidade. A verificação técnica, no entanto, não necessitará ser feita por conta de um amplo relatório apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde de Crato, onde foram apresentados dados que atenderiam aos critérios estabelecidos por ambos os Ministérios.

O MEC deve, nos próximos dias, baixar edital para que entidades de ensino superior interessadas se inscrevam e concorram à implantação, gerenciamento e coordenação do curso. A abertura de novas faculdades de Medicina atende às diretrizes estabelecidas pelo Programa Mais Médicos do Governo Federal.

"Todas as demandas já foram sanadas. A certificação para que Crato receba uma faculdade de Medicina será feita pelo Ministério da Educação nos próximos dias. A partir daí, o processo seguirá naturalmente. Como a criação de novos cursos faz parte do Projeto Mais Médicos, a intenção é acelerar a formação de novos profissionais. A expectativa, portanto, é que esta faculdade já esteja em pleno funcionamento no primeiro semestre do próximo ano", observou o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães, que acompanha o processo em Brasília.

"O setor de saúde, não apenas em Crato, mas em toda a região, será amplamente beneficiado. A expectativa é que, com a formação de novos profissionais na própria região, a demanda seja suprida e haja, ainda, a possibilidade de um maior número de especialidades médicas ofertadas pelos municípios", avaliou A secretária administrativa da Secretaria de Saúde do Crato, Elma Luna.

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec-CE), Ivan de Araújo Moura Fé, tem uma postura mais crítica: "Nós já contamos com sete cursos de Medicina. O Cremec vem trabalhando para que estes cursos apresentem boa estrutura para que a formação médica aconteça da melhor forma. Nós não apoiamos a criação indiscriminada de novos cursos de Medicina no Estado", afirmou. O médico defendeu a criação de um Hospital Universitário e a implantação de um corpo docente adequado para garantir a qualidade na formação dos estudantes. "É preciso que haja um Hospital Universitário para que a formação aconteça da maneira esperada", disse.

Mais informações
Secretaria de Saúde do Crato
Telefone (88) 3586-8000

Ministério da Educação
Telefone (61) 2022-7506

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis